A dor de cabeça é um dos sintomas comuns da Covid-19 e que pode ocorrer pelos mais variados motivos, mas ela pode apontar para outros riscos também. Seja por conta de uma doença, um incômodo que logo passa ou uma dor que persiste e incomoda por muito tempo, é necessário identificar qual a causa para fazer o tratamento correto e evitar maiores problemas.

De acordo com o doutor em neuroanatomia e mestre em anatomia humana Mario Sabha Jr., as dores de cabeça podem ter diversas origens relacionadas com o próprio cotidiano da pessoa. “Ela pode ser gerada por cansaço, insônia, falta de nutrição ou hidratação, desgastes emocionais como discussões e brigas, fotossensibilidade por alta exposição à luz solar ou a telas de computadores e celulares”, exemplifica.

Segundo Sabha, é importante a pessoa se conhecer e notar se já tem dores de cabeça com frequência. “O que não pode ser feito é negligenciar a dor. Uma pessoa que não costuma ter esse sintoma e de repente passa a ter sem que seja um dos motivos que citei, pode estar em uma situação de emergência e até mesmo com o sintoma de um AVE (Acidente Vascular Encefálico, popularmente conhecido como AVC)”, alerta.

O especialista alerta que é essencial perceber se a dor de cabeça vem acompanhada de outros sintomas, ainda mais no momento atual que vivemos, em plena pandemia. “Se vier junto a dor nos olhos, de garganta, febre, perda de olfato e paladar e, principalmente falta de ar, é necessário consultar um médico o mais rápido, pois pode ser coronavírus e, quanto mais breve se iniciar o tratamento, melhor será a recuperação”, afirma.

As dores de cabeça, tanto as mais leves como as mais persistentes, podem ser tratadas com a ajuda de um especialista. “Além dos medicamentos, temos tratamentos como osteopatia, quiropraxia, acupuntura e terapias no crânio para a maioria dos casos. No entanto, quando a dor está relacionada a males mais graves, como a covid, o primeiro passo é tratar a doença”, explica Sabha. 

“Com um tratamento integral é possível identificar a origem do problema e realizar o cuidado a partir dali. Existem situações emocionais, por exemplo, em que a pessoa ao dormir bem, realizar uma dieta correta e exercícios físicos já consegue alcançar um certo equilíbrio”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *