Uma pesquisa publicada na revista científica The New England Journal of Medicine, divulgou que a psilocibina, substância presente em cogumelos alucinógenos, possui ação semelhante e um pouco melhor que o antidepressivo escitalopram em pessoas com quadros de depressão moderada ou severa. 

De acordo com a pesquisa, as substâncias foram comparadas em 59 pacientes, a partir disso, os cientistas constataram que durante um tratamento de seis semanas, os níveis de depressão diminuíram nos dois grupos, mas que os índices apresentaram queda de forma mais rápida e melhor no grupo  que tomou a psilocibina. 

Duas doses da substância foram aplicadas nos pacientes durante o estudo (6 semanas), além de uma dose diária de placebo.Já  o outro grupo que fez uso do antidepressivo, tomou uma dose considerada baixa do medicamento diariamente.   

Segundo os cientistas, foi possível constatar uma redução dos sintomas da depressão de 57% no grupo que tomou a substância contra 28% entre os que receberam o antidepressivo. Os pacientes também se mostraram mais aptos e abertos para conversar sobre a depressão e as emoções associadas ao quadro.

Os participantes tiveram acompanhamento psicológico, e o estudo também constatou uma melhora na habilidade de sentir prazer e expressar emoções, redução da ansiedade e dos pensamentos suicidas, além de aumento nos sentimentos de bem-estar. 

Mesmo com os resultados positivos, os cientistas revelam a necessidade do uso da substância em testes maiores. Os estudiosos alertam também que a população não tentar usar qualquer cogumelo sem orientação para tratar a depressão, já que a substância usada no estudo foi isolada e administrada em dose específica, de acordo com um protocolo clínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *