Pouco mais de um ano após o início da pandemia do novo coronavírus, estamos em uma fase bem ruim da doença. Com o número de casos aumentando consideravelmente, os níveis de estresse e ansiedade provocam diversas alterações no nosso corpo.

Uma delas é a queda de cabelo. Em situações normais, a queda de cabelo pode acometer de 1% a 2% da população em condições normais. O efeito está entre as cerca de 55 complicações que podem aparecer em quem foi ou está infectado pela Covid-19, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o cabelo volta a crescer. 

Para a médica dermatologista Carla Nogueira, essas variações de carga emocional podem alterar o sistema hormonal, o que causa enfraquecimento dos fios.

“É necessário uma avaliação de um especialista. Existem vários fatores que podem levar a um quadro de queda, como doenças autoimunes, alterações hormonais, entre outras questões. Mas só quem pode avaliar caso a caso, é o médico”, alerta.

O estresse agudo eleva as taxas de cortisol no organismo, fator que também provoca a queda dos fios. “Quando o cérebro é obrigado a permanecer constantemente alerta, há uma maior demanda de vitaminas e proteínas, deixando os fios sem receber os nutrientes que eles precisam para se manter saudáveis”, explica.

A dermatologista orienta que existem alguns tratamentos capilares para ajudar a minimizar o efeito da queda. “Através da microinfusão de vitaminas diretamente no couro cabeludo, conseguimos reabastecer os folículos com as vitaminas e assim, devolver a saúde aos fios”, avalia a dermatologista. A médica finaliza explicando ainda que, a infusão no couro cabeludo é muito mais eficiente e segura do que a ingestão oral dessas substâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *