Dificuldades para se movimentar e pele mais flácida, essas são algumas características do inchaço nas pernas que podem acometer qualquer pessoa. Geralmente o inchaço, ou também chamado de edema, é decorrente da retenção de líquidos, que é a acumulação excessiva de água no organismo.

Segundo alguns especialistas, sempre que há um desequilíbrio em nosso corpo, este tende a acumular água em zonas específicas do nosso organismo. A retenção de líquidos é bem comum durante o período pré-menstrual, em que os níveis de estrogênio e progesterona estão alterados, por exemplo.

Caso o inchaço dure entre 3 e 5 dias e não diminua, é importante consultar um médico que irá fazer um diagnóstico mais preciso, e indicar o tratamento adequado.

Causas

Alguns fatores contribuem para que o inchaço nas pernas apareça. São elas:

  • Ficar muito tempo em pé ou sentado;
  • Gravidez;
  • Problemas renais;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Doenças crônicas;
  • Trombose venosa profunda (TVP);
  • Artrite;
  • Celulite infecciosa.

Como evitar

1. Evite ficar muito tempo sem se movimentar

Ficar muito tempo em pé ou sentada dificulta a circulação sanguínea das pernas, o que compromete a área, já que o sangue não é bombeado para o coração. Caso trabalhe sentada, levante e ande a cada 30 minutos por dia. Isso irá ajudar.

2. Aumente o consumo de frutas e verduras

Estes alimentos naturais possuem muitas vitaminas e pouco sódio, o que é indicado já que você vai consumir toda a energia que precisa sem prejudicar suas pernas.

3. Diminua o consumo de sal

E por falar em sódio, diminua o consumo do sal durante as refeições. Quanto mais sal seu sangue tiver, mais água ele vai reter, o que consequentemente favorece o inchaço das pernas.

4. Evite calças muito apertadas

Prefira peças de roupas mais folgadas, que não comprometam a circulação do sangue caso você tenha que usar por muito tempo. Uma outra dica é usar meias de compressão, porém, o ideal é que use uma compressão adequada, não qualquer uma. Busque a ajuda de um profissional nesse quesito.

5. Deixe as pernas elevadas

Colocar os pés sobre travesseiros ou qualquer objeto que permita uma elevação maior das pernas, ajuda a combater o inchaço na região. Esse movimento ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhora o sistema linfático, além de proporcionar relaxamento, aliviando o inchaço das pernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *