Espinhas, difícil não ter tido pelo menos uma na vida. Para algumas pessoas esse sofrimento é mais constante do que se imagina. Elas costumam aparecer na adolescência por conta dos hormônios, e em casos mais graves deixam manchas e marcas na pele. 

A acne é uma doença  que tem como principal sintoma o aparecimento cravos, pústulas (espinhas), nódulos e cistos. Ela surge quando há a união de sebo, produzido por glândulas profundas, e células mortas, criando uma espécie de tampão que cobre os poros na superfície da pele. Se houver bactérias nesses locais ocorre um processo de inflamação e assim surgem as espinhas.  

Mas sabia que existe um “porquê” delas aparecerem em determinadas regiões do rosto? Você já se perguntou por que de tempos em tempos elas costumam aparecer mais em um lugar do que em outro? Justamente para sanar essas e outras dúvidas que foi criado o mapa da acne. 

O conceito surgiu da medicina chinesa e aiurvédica, e sugere que as acnes em determinadas partes do rosto estão relacionadas com a saúde de outros órgãos do corpo. Diversos estudos inclusive comprovam que alguns fatores além dos hormonais podem influenciar no aparecimento de acne. 

Confira o mapa:

Zona T

Foto: Divulgação Freepik

Geralmente essa é a área mais afetada do rosto, já que apresenta uma maior densidade de glândulas produtoras de sebo. 

  • Testa: além da influência da área por conta das glândulas, o contato com os cosméticos como shampoos e condicionadores pode contribuir para o aparecimento de acne. De acordo com a medicina aiurvédica, nossa testa está diretamente ligada a nossos sistemas nervoso e digestivo;
  • Nariz: No nariz podem surgir acnes devido a problemas de circulação;
  • Queixo: Na maioria das vezes, o aparecimento da acne está relacionada a questões hormonais. 

Entre as sobrancelhas

Espinhas nessa região podem estar relacionadas a sua dieta, principalmente se consome alimentos muito gordurosos. 

Mandíbula e pescoço

Foto: Divulgação Pixabay

Pode estar relacionada a um quadro de ovário policístico, ou a mudanças nos hormônios masculinos. 

Ao redor dos olhos

Área ligada aos seus rins, pode significar falta de hidratação do organismo. 

Bochechas

A acne que surge nesta região pode estar relacionada ao alto consumo de açúcar. Essa área também está conectada aos pulmões e sistema respiratório. A fricção na região também pode ajudar como o uso de máscaras e travesseiros. 

Lábios

Acne nos lábios pode estar diretamente relacionada a prisão de ventre e excesso de alimentos fritos e apimentados.

Procure sempre um médico dermatologista para que ele dê o diagnóstico correto e nada de automedicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *