É bem mais comum do que se possa imaginar e muita gente já sofreu com esse mal uma vez na vida. O intestino preguiçoso é um transtorno que dificulta a eliminação dos resíduos do nosso corpo, e retém as fezes trazendo uma série de problemas para o organismo.

O intestino preso ou a prisão de ventre como também é conhecido, é uma doença que acomete mais mulheres, especialmente durante a gravidez, crianças e idosos. A dificuldade para evacuar as fezes, se dá muitas vezes pelo consumo de alimentos industrializados, bem como pela insuficiência de fibras ingeridas, as quais são responsáveis por facilitar o trânsito intestinal.

Dentre os principais sintomas podemos citar:

  • Dificuldade para eliminar as fezes, as quais podem se apresentarem mais ressecadas, ou muito duras e pouco volumosas;
  • Sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos.
  • Desconforto;
  • Distensão;
  • Inchaço abdominal;
  • Mal-estar;
  • Gases;
  • Distúrbios digestivos

Se você sofre com esse transtorno, conheça alguns métodos que vão te ajudar a regular o intestino.

1. Beba água

É vital para o nosso corpo. Quando não nos hidratamos o suficiente, o organismo não consegue realizar os processos naturais, no intestino especialmente. Como não tem água, o corpo tira do intestino grosso, que absorve das fezes. Estas, por sua vez, ressecam e assim a defecação se torna mais difícil.

2. Consuma fibras

O intestino precisa das fibras para empurrar ao longo do sistema digestório, os resíduos que estão nele. As fibras são aquela parte dos alimentos que o organismo não consegue digerir, já que são à base de celulose.

Consuma legumes, verduras, alimentos integrais (pão, macarrão, arroz), frutas principalmente com casca e bagaço.

3. Faça uma massagem

Massagear o abdômen no sentido horário pode ajudar a aliviar o desconforto e ajudar a movimentar o intestino. Com a mão fechada, use o “nó” dos dedos e faça uma massagem na barriga, pressionando de forma moderada os músculos.

4. Mexa-se

Praticar exercícios físicos também pode te ajudar com esse transtorno. A atividade produz substâncias que combatem inflamações e estimulam o intestino, facilitando a liberação das fezes.

5. Tome um laxante

Com prescrição médica é claro. Consulte um especialista e relate os sintomas se caso nenhum outro método funcionar. O médico vai saber qual remédio passar para que você resolva o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *