A ginástica hipopressiva ou abdominais hipopressivos, são exercícios que ajudam a tonificar os músculos abdominais. A tática é indicada para quem sente dor nas costas e não pode fazer os abdominais tradicionais e para mulheres que estão no pós-parto

O método que é um treino postural e respiratório, que gera uma diminuição da pressão das cavidades torácica, abdominal e pélvica, foi criado na década de 70 e vem ganhando espaços em diversas academias do mundo, justamente porque atua na prevenção e tratamento de hérnias, equilíbrio e postura, por exemplo. 

Além de fortalecer o abdômen, a ginástica hipopressiva também ajuda no combate a incontinência urinária e fecal, melhora o intestino e a postura corporal e curar o prolapso da bexiga e do útero

Diversas famosas, como a modelo Gisele Bündchen e a atriz Thais Fersoza usaram o método para recuperar a definição abdominal mais rapidamente depois da gravidez. Durante a gestação, os músculos abdominais se afastam para que o útero possa crescer. No entanto, após o parto, esse afrouxamento continua e pode deixar a barriga mais ‘saliente’

Como é feito?

Foto: Divulgação iStock

Para fazer ginástica hipopressiva é necessário realizar uma expiração máxima e depois ‘sugar’ os músculos do abdômen todo para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas, como dizem os mais populares. 

Prenda a respiração e mantenha a contração por pelo menos 10 segundos inicialmente, e ir aumentando esse tempo gradativamente. Depois da pausa, encha os pulmões de ar e relaxe, respirando normalmente. 

Define o abdômen?

A técnica irá fortalecer a musculatura do abdômen e pode diminuir até 8% o tamanho da faixa abdominal. No entanto, é impossível querer uma barriga trincada caso você tenha um grande acúmulo de gordura. Além de uma alimentação balanceada, a prática de exercícios é primordial nesse processo. 

A ginástica hipopressiva além de tonificar o abdômen, melhora a flexibilidade e a mobilidade e ajuda na prevenção de problemas estruturais do corpo que podem limitar a execução de algum exercício físico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *