Se você já fez alguma dieta, conseguiu emagrecer e depois engordou de novo, você passou pelo efeito sanfona. Ele é resultado de muitas dietas radicais, em que os quilos perdidos durante o processo são basicamente líquidos, que por sua vez, são recuperados com facilidade.

Durante as dietas mais restritivas, o cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça, e por isso, temos a sensação de que emagrecemos quando, na verdade, estamos sobrecarregando nosso corpo.

O efeito sanfona ocorre porque muitas pessoas não conseguem manter uma alimentação constituída de privações por muito tempo. Depois de um tempo, o desejo de comer em excesso aparece como resposta do corpo que precisa de calorias. Como o nosso metabolismo fica mais lento, facilmente ingerimos calorias em excesso que se transformam em gordura.

Riscos

E esse feito pode ser bem mais perigoso do que se imagina. Como é um ciclo de perda e ganho de peso em pouco tempo, achamos que os efeitos são somente estéticos, como flacidez e aparecimento de estrias. No entanto, esse hábito pode desencadear problemas cardiovasculares, bem como diabetes.

Além disso, emagrecer e engordar com frequência provoca o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão e colesterol alto.

Lesões na pele, pâncreas e coração, que passam a trabalhar muito para manter sua vitalidade, também podem surgir. Sem contar nos efeitos na saúde mental.

Como evitar?

Se você tem dificuldade para manter o peso, o ideal é procurar ajuda médica para saber a melhor forma de amenizar o problema. Em casa, a melhor estratégia é apostar em uma alimentação equilibrada, saudável, bem como praticar atividades físicas regularmente para o equilíbrio do organismo.

Evite dietas muito restritas ou desequilibradas quanto ao nível nutricional, e ao se alimentar coma devagar e mastigue bem os alimentos, de maneira que o sinal de saciedade chegue ao cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *