De acordo com a Sociedade Brasileira de Cabelo, nós perdemos todos os dias de 60 a 100 fios de cabelo. Pelo banheiro, na escova, travesseiro, eles estão por toda parte. Até aí tudo bem. No entanto, quando essa queda passa a ser excessiva, é sinal de que você deve se preocupar pois pode estar sofrendo de alopecia.

A cantora Maraisa, da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, viralizou nas redes sociais ao publicar uma foto do seu couro cabeludo. “Cada vez mais esse curtinho vai ficando mais curto, viu? Aguardem”, comentou a cantora que precisou abandonar o aplique para iniciar um tratamento capilar.

“Estou dando um descanso no aplique. Por quê? Eu sofro de alopecia androgenética. Sou carequinha aqui em cima”, contou no Instagram.

Maraisa mostrando couro cabeludo. Foto: Divulgação Redes Sociais

A alopecia androgenética feminina afeta 5% das mulheres e causa o rareamento dos fios ao longo do tempo. Também chamada de calvície, a alopecia é uma doença crônica do couro cabeludo, em que ocorre um processo de encolhimento dos folículos capilares que produzem fios mais fracos e logo evidenciam a diminuição dos fios ao longo do tempo. O couro cabeludo vai ficando cada vez mais visível, os fios param de crescer completamente, dando os primeiros sinais de calvície.

A doença é hereditária, ou seja, passada de pais para filhos. A alopecia pode ser dividia em dois grupos:

Alopecia androgênica:

É a calvície (mais comum), em que há uma perda de cabelos que tendem a se concentrar no topo da cabeça nos homens; já nas mulheres geralmente as falhas são entre as regiões da cabeça, nas famosas “entradas”.

Alopecia areata:

Já a alopecia areata se caracteriza por falhas circulares em que não há a presença de nenhum fio de cabelo. O ator e ex-participante do BBB 21 Lucas Penteado, sofre com a doença.

Ator Lucas Penteado. Foto: Reprodução Gshow

É necessário ficar atenta aos sinais, porque nem toda perda de cabelo pode ser alopecia. Muitas vezes, a queda dos fios pode estar associada a outros fatores importantes, como a produção de hormônios no seu corpo.

Em algumas mulheres, por exemplo, a alopecia só aparece na menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção hormonal.

Como tratar

É possível controlar um quadro de alopecia com o tratamento adequado. As principais formas de tratar são por via oral, com uso de medicamentos que bloqueiam a ação dos hormônios nos receptores do couro cabeludo, bem como uso de remédios que estimulem o crescimento dos fios.

Uma das técnicas mais procuradas pelas mulheres para o tratamento da calvície feminina é o transplante capilar, juntamente com aplicação de vitaminas (mesoterapia) no couro cabeludo.

Além disso, medicações tópicas como shampoos e loções aplicados diretamente na região afetada e lasers também podem ser indicados para tratamento da doença, após uma orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *