Diversos são os fatores que influenciam para o ciclo menstrual irregular. Miomas, problemas de ovulação, alterações hormonais são alguns exemplos que podem interferir diretamente nas datas da menstruação.

O fluxo sanguíneo de um ciclo regular dura em média de 3 a 7 dias, e geralmente possui a mesma duração em todos os meses. O ciclo menstrual contando desde o primeiro dia da menstruação até o último varia de 21 a 35 dias.

Quando isso não acontece, a recomendação é o uso de alguns métodos para regular este ciclo e que tratam também do que está por trás dessa irregularidade. Confira alguns meios que auxiliam neste processo.

1. Anticoncepcionais

O método mais usado para regular o ciclo menstrual da mulher. Os anticoncepcionais são eficazes no tratamento de miomas – que podem ser um dos causadores do ciclo irregular – já que reduzem o tamanho dos miomas e também os sintomas causados pela endometriose.

2. Uso de hormônios

A introdução ajusta a produção e os níveis dos hormônios para garantir a regularidade do ciclo menstrual feminino. A disfunção hormonal é um dos principais fatores para o ciclo irregular.

3. Chás

Os chás ajudam a equilibrar os níveis hormonais femininos o que ocasiona um ciclo menstrual mais regular. Dentre eles estão: chá de folhas de arruda; chá de inhame selvagem; chá de canela e outros.

4. Hábitos diários

A prática de atividades físicas, uma alimentação balanceada, boas horas de sono também podem interferir no ciclo menstrual e trazer benefícios para o corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *