O câncer de mama tem taxa de cura que supera 90% quando descoberto no início. Com resultados animadores, o tratamento causa alguns efeitos colaterais que exigem que a autoestima e a autoconfiança das mulheres sejam trabalhadas – sendo considerada como parte do tratamento para o bem-estar da paciente.

Dentre os efeitos mais conhecidos estão a queda de cabelo e a mastectomia.

“Muitos estudos apontam para o poder que uma mente sã exerce no processo de cura, muito provavelmente através do aumento da imunidade. Assim, a recuperação dos elementos como a mama e o cabelo, através da reconstrução de mama e o uso de perucas ocupa papel importante”, aponta a cirurgiã plástica Dra. Débora Nassif Pitol.

No caso da mastectomia, a cirurgia plástica reconstrói a mama e é uma etapa fundamental para melhorar a autoestima da paciente em tratamento oncológico. A mama representa para a mulher um grande símbolo psíquico e físico de feminilidade e força, características tão importantes de serem preservadas num processo de tratamento e pós-tratamento do câncer.

Assim como a mama, o cabelo faz parte da identidade da paciente. Por isso, o uso de perucas pode ser positivo para ajudar a saúde mental das mulheres. De diversos tons e comprimentos, as perucas para pessoas em tratamento oncológico necessitam ainda de mais alguns cuidados na confecção.

Para a maioria das mulheres a perda dos cabelos traz importante impacto negativo na qualidade de vida, indo além da estética e também interferindo na autoimagem, sexualidade e vida cotidiana. “Existem diversas medidas que podemos tomar para minimizar este efeito colateral. Sempre que possível, e disponível, pode-se tentar usar a touca gelada, que previne, em parte, a perda dos cabelos. Para tratamentos mais intensivos, este método não é tão eficaz. Neste momento o uso de perucas é uma alternativa que pode resgatar a autoestima e tornar o tratamento menos penoso”, comenta o oncologista Dr. Felipe Ades.


Dra. Débora Nassif Pitol é cirurgiã plástica especialista em Reconstrução de Mama pelo Hospital Pérola Byngton e Dr. Felipe Ades é médico oncologista no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Centro Paulista de Oncologia. Parceiros da Crown Wigs. A loja online conta com atendimento especializado e individualizado para ajudar cada cliente a escolher o modelo que mais agrada, oferecer auxílio, dicas e esclarecer. http://www.crownwigs.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *