Pele é o maior órgão do nosso corpo e precisa de proteção para evitar doenças, desde as mais comuns até as mais graves, em todas as estações do ano.

A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano, mas nem sempre recebe a atenção que merece. A exposição frequente ou prolongada ao sol sem protetor solar pode acelerar o processo de aparecimento de manchas marrons, os melasmas, além de outras doenças ainda mais graves. Os cuidados devem ser mantidos inclusive no inverno.

“As pessoas subestimam a importância do cuidado diário e da proteção da pele, mas a inclusão de alguns hábitos simples na rotina pode ajudar a evitar problemas mais sérios a longo prazo. O sol de inverno também pode causar danos”, explica a dermatologista Íris Flório. O protetor solar, um hidratante e consultas periódicas a um especialista podem manter a pele jovem e bela por muito mais tempo.

Um dos fatores de risco é a exposição ao sol. Sem os devidos cuidados podem levar a queimaduras, aparecimento de manchas conhecidas como melasmas, fitofotodermatose (manchas causadas pelo contato de substâncias como frutas cítricas na pele antes da exposição ao sol), um tipo de queratose actínica e até câncer de pele.

“Evitar a exposição nos horários de sol mais forte é importante, mas usar protetor solar e reaplicar durante o dia é essencial, mesmo em dias sem sol ou para ficar dentro de casa ou escritório. Isso protege a pele do aparecimento de manchas e previne problemas mais graves”.

É indicado consultar um dermatologista sempre que notar o aparecimento de qualquer mancha ou lesão suspeita na pele, ou seja, de cor ou tamanho diferentes de pintas normais. “Só uma consulta com um profissional para verificar se há algo errado e fazer o tratamento correto e um diagnóstico precoce nesses casos é muito importante”.


Dra. Íris Flório é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté. Possui pós-graduação em Estética Médica pelo Ibrape e pós-graduação em Dermatologia e Cirurgia Dermatológica pelo Instituto BWS. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Clínica Cirúrgica desde 2009 e Proprietária e Médica responsável pela Clínica Doutora Íris Flório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *