Como amenizar os sintomas da TPM, chocolate não é a única saída.

Um pesadelo normal entre as mulheres é a chamada TPM, entre os sintomas físicos e emocionais mais comuns que ela causa é a alteração de humor, fome, corpo inchado ou dolorido, entre outros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% das mulheres já sofreram de Tensão Pré-Menstrual, a TPM.

“Não são todas as mulheres que sofrem com a síndrome, porém a maioria delas já passou por algum sintoma, isso acontece porque o corpo da mulher além de enfrentar uma hemorragia e perder alguns nutrientes, também sofre alterações hormonais que causam manifestações diferenciadas nas pessoas”, explica a fisioterapeuta, Debora Ucha.

Para fugir desse desespero a mulher busca inúmeras soluções, porém, o que muitas delas não sabem é que sim, o chocolate não é a sua única saída. “Cada mulher apresenta um tipo de sintoma, ou uma série deles juntos. E é por isso, que antes de saber como iremos tratar a TPM, fazemos uma avaliação individual. Damos importância ao primeiro contato, onde iremos saber especificamente sobre cada sintoma ou sensação da paciente durante este período. Depois, montamos um programa totalmente direcionado a amenizar dores ou irritações”.

Outros sintomas

Algumas manifestações que podem também ocorrer nas pessoas que sofrem com este mal, estão gases, tontura, baixa imunidade, dor pélvica, diarreia e fadiga, são quase 200 tipos de sintomas que podem afetar a imunidade da mulher, o desempenho no trabalho, o convívio e até os resultados na balança.

“Algumas das soluções que já são oferecidas para algumas das pacientes, e que deram resultado, foram as práticas de exercícios físicos como ginástica e hidroginástica, a ingestão de alimentos corretos, com a ajuda do nutricionista, indicação de reposição hormonal e até, alguns tipos de massagem”.

Atividade física

A atividade física e a massagem atuam diretamente no corpo da mulher expulsando tensões e fazendo o corpo funcionar corretamente, amenizando ou até fazendo com que os sintomas desapareçam. Porém, em alguns casos é necessário o acompanhamento psicológico, afim de entender as causas, focando em resolver as reações durante este período.


Débora Ucha é fisioterapeuta com foco em reabilitação, acompanhamento e promoção da qualidade de vida, pós em Ortopedia, trabalha também com Osteopatia Pilates e Crochetagem, com mais de 15 anos de atuação neste segmento. Foi a fisioterapeuta responsável pela avaliação clínica e desenvolvimento de processo de reabilitação aos participantes do quadro “Medida Certa”, do programa Fantástico. Coordena sua equipe de saúde no Espaço Innovate, onde promove uma cultura focada em estilo de vida saudável, com encontros, workshops, atendimentos e mais do que isso, reunindo pessoas que acreditam que investir em saúde é transformador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *