O número de pessoas com diagnóstico de diabetes cresceu 60% nos últimas 10 anos no Brasil. Entre os fatores envolvidos com o aumento estão: obesidade, alimentação errada e sedentarismo.

A Endocrinologista e Metabologista, Dra. Tassiane Alvarenga afirma que hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes. A informação é a melhor forma de orientar a população e trocar o medo pela precaução e prevenção.

Alguns dos principais mitos e verdades relacionados com a diabetes.

1 – Comer muito doce causa diabetes

Mito: 90% dos casos de diabetes é o do tipo 2, não existe só uma causa de diabetes tipo 2. São vários fatores que juntos desencadeiam a doença, e os principais são tendência genética, ganho de peso e vida sedentária. O ganho de peso ocorre pelo excesso de calorias e lógico que o doce tem muita caloria, a pessoa pode nunca comer doce, mas se comer pão, arroz, massa ou até coisas saudáveis em excesso e engorda ela tem o risco de desenvolver diabetes. Não é o fato de comer o doce e sim qualquer alimento em excesso, junto com a tendência genética e o sedentarismo.

2 – Diabetes tem causa genética

Verdade: já se sabe que há uma influência genética – ter um parente próximo com a doença aumenta consideravelmente as chances de você ter também.

3 – O Diabetes geralmente não causa sintomas

Verdade: nós sabemos ainda que muitos pacientes desconhecem este diagnóstico, por ser na maioria das vezes nas fases iniciais e intermediárias uma doença assintomática. EPIDEMIA SILENCIOSA, o paciente não sabe que tem.

4 – Todo produto diet é liberado para os diabéticos.

Mito: quando se tem o diagnóstico de Diabetes, a primeira ideia é que devemos usar a partir de então somente produtos dietéticos. Mas para isso é importante analisar se todos são mesmo indicados, até porque nem todos os alimentos diet são sem açúcar. Os alimentos diet se destinam a grupos populacionais com necessidades específicas e significa que o produto é isento de um determinado nutriente. Na maioria dos produtos, os diet são sem açúcar, mas é importante comprovar se o nutriente retirado foi mesmo o açúcar, e não gordura, sódio ou outro componente.

5 – Diabetes Emagrece

Mito: apenas em fases iniciais graves, em que o pâncreas não está funcionando e não existe insulina no corpo. Mas normalmente não.

6 – Estresse pode subir a glicose no diabético

Verdade: o estresse emocional aumenta o risco de desenvolver diabetes por várias razões. A primeira razão tem causa hormonal: o estresse crônico aumenta o nível do hormônio cortisol, que ocasiona dentre outras coisas o aumento da gordura abdominal e que por sua vez aumenta o risco de diabetes.


Dra. Tassiane Alvarenga é Endocrinologista e Metabologista formada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *