Inchaço, movimentos limitados, fortes dores após esforços físicos e até dificuldade em apoiar a perna no chão são sinais de que a saúde do seu joelho pode estar comprometida! Uma doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem é conhecida como artrose, um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto.

Segundo o ortopedista Dr. Pedro Baches Jorge, “a doença está cada vez mais afetando a saúde da população e os fatores preponderantes para o desenvolvimento estão ligados ao excesso de peso (que aumenta a pressão nas articulações), envelhecimento, exercícios que exigem impactos repetitivos (comum em jogadores de futebol, tênis e vôlei), hereditariedade, traumas (lesões no joelho) e outras doenças, como o tabagismo”.

A artrose acomete, geralmente, pessoas com mais de 65 anos e mulheres, que apresentam estrutura óssea mais fraca em comparação ao sexo masculino. Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. “A dor é o primeiro sinal e que se acentua com a atividade física como subir ou descer escadas e praticar esportes com impacto”.

O inchaço é o segundo sintoma conhecido pelo processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. E a perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar, pode ser mais um sinal de que há uma deformidade do membro inferior, caracterizando assim o terceiro sintoma.

Diagnóstico

O diagnóstico da artrose é feito através da avaliação clínica individualizada de cada paciente, além de exames como a radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. A união da avaliação clínica especializada e alguns exames de imagem são indispensáveis para o diagnóstico preciso da doença.

O tratamento da artrose tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia.

Existe muito a ser feito em termos de tratamento clínico no que diz respeito ao controle da dor e da evolução da doença. Por isso é extremamente necessário o acompanhamento profissional desde o início dos sintomas.

Prevenção

Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.

Acompanhamento profissional especializado é indispensável.


Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. Também é diretor clínico da SO.U Ortopedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *