Manter uma boa memória e o desempenho cognitivo elevado é uma ótima tática para quem deseja melhorar a produtividade, seja no trabalho, nos estudos ou em qualquer outra atividade. E você sabia que a alimentação é fundamental nesse processo. 

“Assim como qualquer outro órgão, o cérebro também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo. Alimentos certos abastecem  o cérebro basicamente”, comenta a nutricionista Juliana Vieira. 

Alimentos como peixes ricos em ômega 3 aumentam a capacidade cognitiva, segundo a nutricionista. Ela listou nutrientes que você deve incluir na sua alimentação. 

Ômega 3

Esse nutriente  mantém a atividade cerebral e evita problemas cognitivos. Esse ácido graxo é encontrado em abundância em peixes oleosos como salmão, sardinha, arenque e atum, além de outros alimentos como a chia, linhaça e nozes.

Frutas vermelhas

Cranberry, mirtilo, goji berry, açaí e outras frutinhas vermelhas, conhecidas como berries, são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, relacionados com o retardo do envelhecimento.

Brócolis

Esse legume é uma excelente fonte de vitamina K, conhecida por fortalecer nossa capacidade cognitiva, melhorando nossa habilidade de raciocínio e aprendizagem.

Cacau

Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

Café

Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem. 

Cúrcuma

O principal ingrediente ativo deste tempero é a curcumina, uma substância que turbina a memória e estimula a neurogênese (processo de formação de novas células cerebrais). A substância consegue ainda reduzir inflamações do cérebro, uma das causas primárias do Alzheimer.

Espinafre

O vegetal é uma importante fonte de nitratos, compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando sua performance.

Vitamina C

A vitamina C é uma grande ajuda para melhorar ou aumentar a agilidade mental.

Mas há também alimentos que atrapalham a capacidade cognitiva. “No meio ponto, o mais maléfico para atrapalhar o sistema cognitivo é consumo excessivo de alimentos ultraprocessados como: margarina, congelados, pizza congelada, massas refrigeradas e café com creme”, destaca Juliana, que elencou outros alimentos que atrapalham.

Sucos de frutas industrializados- 

O açúcar nele contido reduz a flexibilidade cognitiva, assim como a memória de longo e curto prazo.

Queijo amarelos – 

Alimentos com alto índice de gordura saturada danificam a memória e causa inflamação no cérebro. As dietas gordurosas não apenas estão relacionadas à perda de memória, como também prejudicam o hipotálamo, parte do cérebro que ajuda na regulação do peso. 

Pipoca de microondas-

 Gordura trans danifica as funções do cérebro, a memória e diminui o volume total do cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *