Você consome nozes para manter o coração saudável e adora regar sua salada com um bom azeite de oliva. Tudo indica que você está no caminho certo para uma vida saudável, certo? No entanto, a balança insiste em mostrar os números indesejados. Parece um paradoxo, mas a verdade é que certas escolhas alimentares têm suas armadilhas. 

Segundo Alessandra Feltre, Head de nutrição, “as boas escolhas podem ser prejudiciais quando mal administradas. E isso pode ser um obstáculo significativo na jornada de perder peso”, afirma.

Comecemos pelas nozes e frutas secas, conhecidas por suas vitaminas saudáveis e antioxidantes. Uma revisão sistemática na revista Nutrients as credita com benefícios diversos para a saúde, desde a prevenção de doenças cardíacas até a redução da inflamação. 

“É muito fácil exagerar. Nozes são densas em calorias, então quando consumidas em excesso, as calorias se acumulam rapidamente. Imagine que 100 gramas de nozes podem conter até 688 quilocalorias”, adverte a nutricionista.

O mesmo vale para o azeite de oliva. Sim, ele é rico em gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Uma colher adiciona, aproximadamente, 100 calorias ao seu prato. O excesso, nesse caso, também é seu inimigo.

E aqueles molhos e condimentos que você adiciona às suas refeições para dar um ‘toque final’? “Muitas pessoas não percebem que certos molhos podem ser uma bomba calórica”, afirma. Por exemplo, uma maionese contém 685 quilocalorias para cada 100 gramas. E não pense que a versão ‘light’ vai salvar sua dieta. “Ela também pode ser enganosa e contribuir para o ganho de peso”, alerta.

Outro grande problema são os sucos de frutas e smoothies, que carregam grandes quantidades de açúcar e calorias. Essa forma de consumo diminui as fibras que ajudam na sensação de saciedade. O resultado pode ser um pico de insulina seguido por uma queda rápida, levando a mais fome e possivelmente a mais calorias consumidas ao longo do dia.

Por último, mas não menos importante, estão as porções. Sobre esse tópico, Alessandra Feltre é clara. “Não importa o quão natural seja a comida; o tamanho da porção é crucial. Uma salada de frutas é saudável, mas não se você comer uma quantidade suficiente para cinco pessoas”.

Para reverter os erros, o mais indicado é procurar ajuda profissional para ter a ingestão de nutrientes adequados ao organismo. Isso faz com que o corpo não tenha carência nutricional e funcione da maneira correta, estando mais protegido de doenças e mais saudável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *