Uma variedade imensa de flores, frutos e legumes, e temperaturas mais instáveis durante o dia. A colheita durante a primavera traz diferentes benefícios para o organismo, que podem ser aproveitados em várias receitas nutritivas e balanceadas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo mínimo de 400g de frutas e verduras por dia. A nutricionista Letícia Germano de Souza listou abaixo as opções para serem consumidas ao longo da estação, fáceis de serem encontradas, além de estarem mais frescas.

“A própria natureza nos fornece a cada estação o que mais precisamos durante aquele período. Vitaminas e minerais, além da alta quantidade de água presente nos alimentos da estação, que contribui para a maior hidratação do corpo” – conta Letícia.

Algumas frutas e legumes que ajudam a manter o cardápio equilibrado com os melhores preços nos próximos três meses:

Abacate: 

Propriedades: Contém ácido graxo monoinsaturado oleico, que confere saciedade. Tem ainda vitamina E, magnésio e compostos bioativos protetores da saúde ocular.

Abacaxi: 

Propriedades: Rica em vitamina C e água, tem a enzima bromelina, que auxilia na digestão. Contém betacaroteno, protegendo a pele e o sistema imunológico. 

Banana: 

Propriedades: Rica em potássio, magnésio e fibras. Contém ainda triptofano e melatonina, que ajudam a relaxar e a combater a insônia. O amido da banana verde fermenta, o que gera saciedade.

Melancia: 

Propriedades: Tem licopeno, grande quantidade de água e de potássio. É altamente hidratante. 

Ameixa

Propriedades: Além de favorecer o funcionamento do intestino, essa fruta também traz benefícios ao organismo para quem pretende perder peso, por conter baixo teor calórico, propiciar maior sensação de saciedade e auxiliar na regulação do nível de glicose no sangue.

“Todas podem ser consumidas in natura, em forma de sucos, em saladas de frutas, e até em sorvetes e sobremesas – com moderação, claro, rs” – brinca a nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *