Doce e macio, o pudim é uma sobremesa geralmente feita com ovos, leite, açúcar e, por vezes, caramelo. A mistura, após preparada em banho maria, pode ser servida quente, morna ou fria, de acordo com preferências pessoais. Porém, não é uma sobremesa saudável e acaba sendo banida do cardápio de muitos.

As primeiras referências conhecidas ao pudim datam de civilizações antigas, como os romanos, gregos e egípcios. A receita evoluiu e foi adaptada ao longo dos séculos, em várias culturas. “Trata-se de uma sobremesa super aceita pela maioria das pessoas, e o motivo é simples: muita concentração de açúcar no preparo deste alimento, sem proporcionar, contudo, qualquer outro tipo de benefício nutricional”, afirma a supervisora de nutrição e dietética, Ana Paula Gonçalves.

“Os doces tendem a ativar no cérebro a sensação de prazer e por esse motivo causar uma necessidade de consumo diária nas pessoas, acarretando na maior probabilidade de aumento de peso, glicose na corrente sanguínea e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes. O pudim de leite condensado comum é rico em açúcares refinados, que não são considerados saudáveis para nossa saúde”, complementa a especialista.

Para quem não deseja abrir mão desta deliciosa sobremesa, mas gostaria de implementar mudanças que preservem a saúde do corpo, Ana Gonçalves sugere uma receita fit:

Pudim Fit

Ingredientes:

  • 100 gramas de biomassa de banana verde integral;
  • 2 ovos de galinha crus;
  • 1 iogurte natural desnatado;
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;
  • 1 colher (sopa) de farinha de aveia;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 3 envelopes de adoçante em pó Finn;
  • 20 gramas de açúcar de coco.

Modo de preparo: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o açúcar de coco, que é usado para caramelizar a forma. Leve ao forno em banho-maria por 60 minutos, a 180 graus.

Valor nutricional a cada 100g da preparação:

Calorias: 95kcal
Proteína: 7,2g
Carboidrato: 10g
Gorduras totais: 2,1%

”Na opção fit, observamos maior valor proteico quando comparada ao pudim comum. Isso ocorre devido aos ingredientes utilizados na preparação, que além de ovos possui iogurte e leite desnatado, também fontes proteicas. Além disso, a proteína nos ajuda a ter maior saciedade, evitando o consumo compulsivo de alimentos. Outro ponto relevante é que o pudim fit possui farinha de aveia em sua composição, aumentando assim a quantidade de fibras. Já o açúcar de coco é uma versão mais saudável e possui baixo índice glicêmico”, finaliza a especialista do São Cristóvão Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *