A beterraba possui um gosto terroso muito característico, não sendo muito apreciado pela maioria da população. Ou pode estar meio aguado ou azedo. Porém, esse sabor pode ser minimizado quando o vegetal está maduro, pois se torna bastante adocicado. Como ele é muito versátil, é consumida de diversas maneiras: cru, cozido, no vapor, assado ou até mesmo frito, na forma de chips.

Em relação aos benefícios para a saúde, Flávia Ribeiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição, explica que a beterraba é uma forte aliada no fortalecimento do sistema imunológico. “Esse vegetal é uma ótima fonte de vitaminas A, B1, B2 e C. Também possui diversos sais minerais, principalmente ferro. Ele é rico em antocianinas e possui uma elevada atividade antioxidante, que auxilia no controle da pressão arterial, na diminuição do colesterol e ajuda nos processos de desintoxicação. Devido à sua tabela nutricional, ainda é capaz de melhorar a resistência nos exercícios físicos, fortalecer os ossos e ajudar na prevenção da anemia e na perda de peso”.

“Além disso, o nitrato presente nele é uma molécula natural, ajudando na prevenção da hipertensão e doenças cardiovasculares, pois é vasodilatador. Ele é diferente dos nitratos dos produtos ultraprocessados, que são aditivos químicos, como o de potássio e de amônio. Ambos são utilizados para evitar proliferação de micro-organismos e aumentar a durabilidade do produto. Porém, causam vários problemas ao corpo, como desmaios, dores de cabeças, náuseas e sensação de enjoo”, adiciona Flávia.

A beterraba pode ser consumida em grandes quantidades, mas as pessoas com histórico de problemas renais precisam estar atentas. Não é bom que o vegetal seja ingerido com frequência, pois pode aumentar o risco de formação de cálculos renais.

No momento do preparo das receitas, para manter todos os nutrientes da beterraba, o ideal é que ela seja consumida crua, sendo devidamente higienizada e descascada. Antônio Gomes, gastrônomo e professor do curso de Gastronomia, apresenta uma forma de prepará-la. “Os métodos de branqueamento e de cozimento no vapor também preservam bem os nutrientes. Algumas opções de pratos são saladas, entradas frias, acompanhamentos, guarnições quentes e até mesmo sobremesas”.

Confira uma receita prática e simples:

Risoto de beterraba

Ingredientes:

  • Meia colher de sopa de azeite;
  • 1 colher e meia de sopa de manteiga;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 xícara de caldo de legumes;
  • 1 xícara de arroz arbóreo;
  • Meia beterraba ralada;
  • Meia xícara de cachaça;
  • Um quarto de xícara de parmesão ralado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque um fio de azeite e manteiga e refogue o alho até dourar levemente;

Enquanto isso, aqueça o caldo de legumes separadamente. Adicione o arroz, a beterraba ralada e refogue mais um pouco. Inclua a cachaça e continue cozinhando e mexendo até evaporar;

Adicione aos poucos o caldo de legumes ao arroz e continue mexendo sem parar. Escalde o arroz e mexa até que ele fique al dente.

Adicione o parmesão ralado, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino;

Sirva no prato e decore com fatia de limão-siciliano, brotos de couve e parmesão ralado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *