Pode ser sopa, frutas ou até salada, se não forem bem escolhidas, podem ser verdadeiras ciladas para quem está de dieta. A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, explica por quê.
 

“A perda de peso saudável precisa ser planejada de acordo com as atividades diárias e as necessidades de cada organismo e essa é a maior queixa de quem consegue comer de maneira saudável, mas mesmo assim não consegue perder peso”, alerta a médica nutróloga.
 

FRUTAS

As frutas possuem alto índice glicêmico e altas doses de frutose (um açúcar monossacarídeo natural, presente nas frutas, no mel e em alguns vegetais) por isso são mais doces e podem esconder altas calorias. “Abacate, banana, caqui e coco estão entre as mais calóricas, podem então serem utilizadas para sanar a vontade de doce em uma dieta restritiva, mas não devem ser as escolhas de quem está buscando perder peso”, diz. Entre as menos calóricas, Dra. Ana destaca morango, maçã, pera ou kiwi e ainda alerta para que se as opções ainda forem as frutas secas é preciso compreender que mesmo desidratadas elas continuam contendo a frutose.
 

SALADAS

Mesmo que sejam absolutamente saudáveis, as saladas também precisam ser bem escolhidas. Não adianta um prato todo colorido, predominantemente verde, mas que seja regado a molhos gordurosos a base de queijos, adocicados ou feitos com creme de leite, por exemplo. “Nessas situações, é melhor até optar por carboidratos do que por saladas cheias de gorduras”, alerta a médica.
 

BARRINHAS DE CEREAL

O cereal já é um ingrediente mais calórico e que possui carboidrato. “As barrinhas que são adoçadas com mel ou contém alguma dose de açúcar pode trazer muitas calorias, principalmente as que são combinadas com chocolate. A melhor opção são as versões feitas com proteínas e mesmo assim a atenção deve ser bem importante na rotulagem”, avisa a médica.
 

SOPAS

Se as sopas, queridinhas dos dias mais frios, forem a base de batata, mandioquinha, batata doce ou cenoura, por exemplo, a médica afirma que podem ser bastante calóricas. “A dica é engrossar a sopa com um caldo batido com couve-flor, por exemplo, que faz às vezes do creme de leite e da batata e assim, continuam sendo nutritivas, mas com menor quantidade de calorias”, ensina.

Para finalizar, a médica avisa que é importante priorizar sempre baixas quantidades na hora de consumir qualquer alimento e buscar sempre ajuda para que o emagrecimento seja assistido por um especialista, que vai saber as reais necessidades de cada pessoa sem faltar e nem sobrar nada no prato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *