O tofu pode ser consumido grelhado, frito ou assado. Ele é versátil, sendo utilizado em diversos pratos, como ensopados, sopas e saladas, e sustentável, já que é produzido a partir da soja. Essas características já o tornam mais saudável que a carne vermelha. Porém, há outros motivos que fazem as pessoas substituírem esse alimento pelo tofu.
 

Jussara Maria, nutricionista e professora do curso de Nutrição, explica como o tofu pode beneficiar a saúde. “Ele é uma fonte de proteína vegetal, possui baixos índices de calorias e gordura saturada e contém isoflavonas, que são antioxidantes. Ou seja, elas são capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas e osteoporose. Já a carne vermelha é rica em gordura saturada, podendo aumentar o risco de problemas cardiovasculares”.
 

O tofu ainda é capaz de reduzir os níveis de colesterol LDL e aumentar os de colesterol HDL, ajudar no controle do peso e melhorar a aparência da pele.
 

“Algumas propriedades nutricionais desse alimento de origem vegetal são as proteínas, os ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6, e os carboidratos. As vitaminas E e do complexo B e os minerais, incluindo ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio, também estão presentes na composição do tofu”, adiciona Jussara.
 

Apesar dos seus diversos benefícios, o tofu não deve ser ingerido em grande quantidade, pois tem bastante sódio. Ele também não deve ser consumido sozinho. “Durante as refeições, é necessário incluir todos os macronutrientes para garantir uma dieta balanceada. Algumas opções são legumes, nozes, sementes e grãos integrais. Dessa forma, mais nutrientes serão absorvidos pelo corpo”, finaliza a nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *