Tropical, colorida, suculenta, doce e muito saborosa, a manga possui muitos nutrientes, como as vitaminas A e C, magnésio, fibras, ácido benzoico, polifenóis, potássio e, por isso, ajuda o corpo na prevenção de doenças. A fruta é natural da Ásia, sendo nacional de três países: Paquistão, Índia e Filipinas. E o consumo regular pode fortalecer o sistema imunológico, combater a gastrite, controlar a glicemia, além disso, ainda tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Segundo o coordenador do curso de Nutrição, Diego Ricardo, por ser rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre. “Além disso, por conter vitaminas A e C, aumenta a imunidade do corpo, auxiliando na prevenção de doenças. Por ser antioxidante, também combate a gastrite. Ainda combate o câncer e protege contra doenças cardiovasculares, devido às suas propriedades nutricionais. E, claro, melhora na recuperação de atletas, sobretudo no pós-treino”, explica.

Estudos recentes afirmam que a mangiferina, presente na manga, possui ação contra o vírus da herpes labial, porque ajuda na inibição do vírus e o impede de se espalhar. “Essas pesquisas apontam que essa substância não permite que o vírus se multiplique e que é uma ótima aliada no tratamento dessa doença”, explica.

Ingerir a fruta regularmente também ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis. Mas é preciso comer com moderação, porque a manga possui alto teor de calorias e bastante frutose – o açúcar presente nas frutas. Por isso, não é recomendado grandes quantidades para quem deseja perder peso. Para aqueles que desejam inovar no consumo da fruta, ela pode ser usada para o preparo de geleias, sucos, vitaminas, saladas, molhos e mousse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *