Com folhas verde-escura, a rúcula pode ser facilmente encontrada em supermercado e hortifruti. Rica em nutrientes, o consumo regular desse vegetal ajuda a emagrecer, regula os níveis de açúcar e colesterol no sangue, ajuda a controlar a pressão alta, protege de doenças cardiovasculares.

Todos esses benefícios são possíveis se for ingerido regularmente em saladas, refogada, no recheio de sanduíches, molhos e sucos.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Fabiana Freire, a rúcula é rica em vitaminas A, K e C, compostos fenólicos, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, minerais como potássio e cálcio, fósforo e magnésio.

“Esses nutrientes são essenciais para melhorar a saúde dos olhos, retardar o envelhecimento, manter os ossos saudáveis, melhorar o desempenho muscular, combater o câncer e ajudar no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas”, ensina.

Ainda de acordo com Fabiana, a rúcula pode ser consumida crua, cozida, nas principais refeições ou nos lanches. “Pode substituir a alface, por exemplo, ou ser consumida junto com outros vegetais. Como tem um sabor mais forte, quem não está acostumado pode refogar com alho para introduzir o alimento aos poucos. O importante é comer e se beneficiar dos nutrientes”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *