É comum que, no decorrer das celebrações e convívios de final de ano, as pessoas tenham se permitido, exageros na alimentação, buscando refeições mais calóricas características da época, distanciando-se das atividades físicas e tendo uma vida social mais animada com a ingestão maior de álcool. Todavia, com a chegada de um novo ano, é necessário readaptar-se à rotina. Nessa etapa, muitas pessoas encontram dificuldades para “voltar ao foco”.

É preciso entender que esses hábitos foram naquele momento, que a partir de agora é preciso retornar à rotina, aos nossos hábitos. É importante termos disciplina e foco para podermos alcançar nossas metas. Por isso, é fundamental estabelecermos uma rotina e seguirmos firmes nela. Somente assim teremos sucesso e alcançaremos nossos objetivos.

Mas como voltar a rotina e se readaptar as atividades sem desanimar? A nutricionista Cris Ribas Esperança cita dicas para te ajudar a voltar com o foco total, confira:

1) Retorne aos horários e planejamento. Evite descuidar-se com relação à alimentação, seja no que diz respeito às refeições principais ou lanches intermediários. Ter um horário estruturado para o café da manhã, almoço e jantar auxilia na regulação metabólica – isso contribuirá para o funcionamento saudável do seu organismo.” indica a nutricionista.

2) Beba bastante água. Beber bastante água é essencial para manter o bom funcionamento do organismo. A água ajuda a equilibrar os líquidos no corpo, regula a temperatura corporal e transporta nutrientes para as células. Além disso, a água também é importante para a digestão, eliminação de toxinas e prevenção de constipação. 

Inclua rotinas de chá, uma excelente estratégia cheia de fitoquímicos.

Use em média 400ml do mesmo chá ao dia.

3) Cuidado com longos períodos de jejum. Cris Ribas Esperança alerta que isso pode afetar sua saúde e bem-estar, pode deixar com uma fome avassaladora que você não consiga optar por alimentos saudáveis, é a hora que se chuta o balde. Comer regularmente ajuda seu corpo a se manter forte e saudável. Se você não tem um horário definido para se alimentar, estabeleça um cronograma e siga-o à risca. Dessa forma, você garante que seu corpo receba os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

4) Fuja dos excessos. As guloseimas das férias devem ficar para trás. Evite alimentos muito gordurosos, com as frituras, os salgadinhos e doces. Isso porque eles podem aumentar a quantidade de gordura no sangue, elevar a pressão arterial, alterar sua glicemia e ainda contribuir para o ganho de peso. Ou seja: nenhum dos seus objetivos.

5) Sempre comece suas refeições pela salada. Embora possa parecer uma dica simples, é importante que suas refeições diárias incluam vegetais e frutas, e a melhor maneira de fazer isso é começando a refeição com uma salada. Procure sempre manter um prato colorido e diversificado.

As cores dos alimentos contém diferentes vitaminas e, de serem ricos em nutrientes, os vegetais também fornecem fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino. “Dessa forma, começar as refeições com uma salada é uma excelente maneira de manter a saúde do seu organismo. Além disso, isso também te ajudará a se sentir mais saciado e evitará que você coma mais do que o necessário, e a mastigação é essencial “destaca a nutricionista Cris Ribas Esperança.

6) Consuma bastante verdura, frutas e legumes. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de serem fonte de vitaminas, minerais, e fibra importantes. Eles também ajudam a prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Para obter os melhores resultados, é recomendado consumir esses alimentos diariamente.

7) De volta aos exercícios. Não adianta só retornar aos hábitos saudáveis na alimentação. Matar a frequência dos treinos na academia ou ao ar livre também é essencial para manter a saúde, o bom humor e o bom funcionamento do organismo.

Para Resultados positivos e efetivos a dupla alimentação + atividade física são essenciais.

“Faça um planejamento alimentar de preferência com ajuda de um nutricionista, cuidado com dietas malucas de internet, beba bastante água e cuide também, da saúde da mental. Hoje devemos prestar atenção o que alimenta nosso corpo, mente e coração.” finaliza Cris Ribas Esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *