O fermento químico em pó e o bicarbonato de sódio são agentes conhecidos por trabalharem no crescimento das massas, mas são diferentes em suas ações.

O fermento em pó funciona como um agente de fermentação completa, pois ele tem na sua composição dois agentes complementares, que nada mais é que uma junção equilibrada de amido, bicarbonato e alguns outros ingredientes ácidos, ou seja, “Ele tem tanto a base (que é o bicarbonato de sódio) quanto o ácido necessário para que seja criada uma reação química e faça com que a massa cresça”, conta a confeiteira Bruna Rebelo. 

De acordo com ela, a diferença entre os dois é que o bicarbonato de sódio não é considerado um agente de fermentação completo, e pelo fato de ser uma base ele precisar de um elemento ácido, como suco de limão, vinagre, iogurte, entre outros, para que se produza a mesma reação do fermento químico em pó. Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado.

“Na verdade, é bem simples trocar um pelo outro. Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai estar adicionando o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico. Ou, em vez do suco de limão, troque o leite da receita por iogurte natural”, finaliza Bruna.

Além dos elementos já citados, o cacau natural e o açúcar mascavo também podem ser adicionados à receita com bicarbonato de sódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *