Comer é uma fonte de prazer, afinal, quem não adora uma boa refeição, ainda mais quando cercada das nossas pessoas queridas? Porém, ainda hoje vemos a alimentação muito conectada com a culpa.
Se comemos demais, estamos errados, se comemos pouco, também. Se a nossa alimentação é baseada principalmente em pães e massas, isso é um problema. Se seguimos uma dieta à risca e tiramos uma noite para comer o que queremos, a sensação de culpa e do julgamento alheio pode ser esmagadora.
Os motivos que levam a isso são muitos, mas a ideia de que existem alimentos bons e outros ruins, além das inúmeras regras sobre dietas e alimentação saudável, contribuem muito para essa visão distorcida do comer.
“Muita gente se sente culpada por comer um simples chocolate ou uma pizza”, diz a nutricionista Sophie Deram, autora do livro best-seller “O Peso das Dietas”. “No entanto, não existem alimentos proibidos nem permitidos. É normal comer brigadeiro como sobremesa ou em uma festa de aniversário. Não há por que sentir-se culpado por isso. Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação saudável.”
Aliás, uma informação importante a se considerar é que comer com culpa nos faz comer mais – é isso que nos mostra a ciência. Não é nenhuma novidade que, muitas vezes, usamos a comida para lidar com sensações e sentimentos.
Um estudo da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, analisou os sentimentos de “culpa” e de “celebração” diante de um bolo de chocolate e suas relações com a atitude alimentar, o controle da alimentação e até a perda de peso.
As autoras da pesquisa observaram que aqueles participantes que sentiram mais culpa ao comer o bolo apresentaram menos controle diante da comida e maior dificuldade para manter ou perder peso, considerando períodos de 3 meses e de 18 meses.
Comer sem culpa e com prazer não é comer sem critério
“Quando falo em comer com prazer, muita gente entende que pode comer a quantidade que quiser, sem nenhum critério. Mas não é isso”, explica a especialista.
Para ela, comer com prazer é comer de forma consciente, devagar, degustando os alimentos sem estresse e se permitindo comer de tudo, de modo que não há por que comer com aquela sensação de “despedida”, como se fosse a sua última vez diante daquele alimento.
“Na verdade, ao comer com prazer, provavelmente você sentirá maior satisfação com uma quantidade menor de comida. Assim, fica mais fácil fazer as pazes com a comida e ter mais saúde”, diz.
Ou seja, você pode praticar o comer sem culpa seguindo os seguintes passos:
- Antes de comer, tire um momento para respirar fundo e se concentrar no prato.
- Mastigue devagar, saboreie aquela comida e deixe o seu corpo entender que está sendo alimentado.
- Evite distrações enquanto come. Deixe o celular de lado, desligue a TV e concentre-se no ato de comer.
- Permita-se comer o que tem vontade, com moderação e sempre atento aos seus sinais de fome e saciedade.
- Questione-se quando perceber julgamentos em relação à comida. Por que você pensa assim?