Refrescante, doce e com poucas calorias, a melancia tem cerca de 30 kcal para 100g. Essas são características que fazem da fruta uma das melhores opções para quem está de dieta. Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.

Segundo a professora de Nutrição, Flávia Ribeiro, a fruta é uma excelente opção para refrescar em dias mais quentes. “A melancia pode ser ingerida gelada, em forma de suco e até em saladas. O seu consumo regular contribui com a prevenção de pedra nos rins — por possuir propriedades protetoras contra doenças renais, é diurética e ajuda a manter a urina limpa. Ela é excelente para dias mais quentes, pois protege a pele do sol porque possui carotenoides, como o licopeno, ótimo para evitar o envelhecimento precoce”, ensina.

Por ter citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo, ajuda a diminuir a pressão arterial, pois dilata os vasos sanguíneos. Isso também ajuda na diminuição da dor muscular depois do treino. E, para quem busca cuidar da pele e do cabelo, a melancia também é uma ótima opção. “A vitamina C intervém na síntese de colágeno e a vitamina A na regulação celular. É bom também para o coração porque tem ação anti-inflamatória, impedindo a oxidação do colesterol LDL. E, além disso, suas propriedades ainda ajudam na prevenção do câncer”, explica.

Por ter um sabor doce, a melancia pode ser consumida in natura, como geleia, suco, sorvete, drink, salada e na preparação de suco funcional. “O importante mesmo é consumir. Ela pode fazer parte de um mix de frutas para hora do lanche ou para compor o café da manhã”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *