Tentar emagrecer e não conseguir é um grande dilema da maioria das pessoas que buscam perder peso. A médica nutróloga Dra Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, explica porque isso acontece.

“Essa sensação de incompetência e dificuldade na maioria das vezes é a principal causa de desistência do tratamento de perda de peso. Por isso que, entender os hábitos, o que se coloca no prato e adaptar o organismo a grande oferta alimentar é o primeiro passo para uma reeducação consciente e efetiva”, fala a médica.

As doenças que engordam existem, mas elas representam apenas 5% deste grupo, são raras e não levam a exagerado ganho de peso sem desajuste alimentar. E por mais difícil que seja compreender o que está sendo feito de errado, só assim é possível perder peso com saúde e de maneira eficaz e duradoura.

“A mudança para o autoconhecimento é fundamental. Para começar esse processo a dica é fazer uma lista de tudo o que é consumido no dia a dia, um verdadeiro diário com os horários de cada refeição, os sentimentos e situações vivenciadas e o tempo dedicado à atividade física, para poder avaliar os erros e o que pode estar atrapalhando a perda de peso”, diz a especialista que afirma que muitas pessoas cometem gafes na dieta e nem percebem que isso acontece.

“Um doce aqui, um legume com alto carboidrato ali, uma escapada no final de semana e as mil e uma desculpas para não ir pra academia, por exemplo, são algumas das mais comuns que aparecem. Mas o fato é que quando se come menos do que se gasta e toda a alimentação é ajustada, todo mundo consegue perder peso. Só é preciso organizar e entender tudo isso com ajuda profissional”.

As dicas da médica para conseguir driblar as ciladas do dia a dia são enumeradas:

  • Enumerar as metas e desejos antes de começar a mudança de planos;
  • Anotar tudo que comeu no dia todo, sem esquecer nada, nem uma bala;
  • Iniciar uma contagem de passos ou atividade física, seja ela qual for e anotar;
  • Ticar todas as mudanças de humor e os sentimentos vividos em cada dia;
  • Procurar ajuda profissional e não sofrer sozinho.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *