Eles fazem parte dos três principais macronutrientes para o nosso organismo, mas quando consumido em excesso pode provocar sérios problemas de saúde. O carboidrato está presente em diversos alimentos como pães, massas, batata, e como é de rápida absorção, se torna a primeira opção no qual o nosso corpo recorre organismo recorre para continuar trabalhando.

No entanto, se consumido em excesso pode provocar efeitos como o aumento da glicemia, o acúmulo de gordura corporal e a resistência à insulina, por exemplo. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 55% a 75% de carboidratos. Na prática, se você gasta 2 mil calorias por dia, deve consumir entre 275 g a 375 g de carboidratos.

E quando estamos passando do ponto, nosso corpo dá sinais que é hora de uma reeducação alimentar e a prática de outras atividades que regulam a quantidade de carboidratos no nosso organismo. 

Selecionamos alguns sinais que geralmente o seu corpo dá quando o consumo de alimentos ricos em carboidratos está acima do limite. Confira: 

1. Ganho de peso

Esse geralmente é o primeiro e mais notável sinal do excesso de carboidrato no corpo. Isso ocorre porque nosso organismo é capaz de reservar glicogênio, o que sobra e não pode ser usado como reserva, é transformado em gordura corporal, o que justifica o aumento do peso. 

2. Noites mal dormidas 

Um outro sinal que você pode estar comendo mais carboidratos do que deveria, se dá na dificuldade que você tem para pegar no sono, já que consumir alimentos que oferecem mais energia prolongam o processo digestivo e podem atrapalhar o sono. O ideal é ter uma refeição mais leve, e não em cima da hora de dormir, para que o corpo tenha tempo de processar essa digestão.

3. Cansaço

Quando o consumo de carboidratos é muito alto, eleva-se também os níveis de glicemia (glicose no sangue), o que leva a um crescimento natural da liberação de insulina. Contudo, com tanto carboidrato, a insulina liberada pode não dar conta de processar toda a glicose e, por isso, a substância não entra nas células como deveria. O que gera uma falta de energia para realizar as atividades diárias. 

4. Indigestão

Caracterizada pela sensação de incômodo e desconforto na região do abdômen, a indigestão também pode ser provocada pelo excesso de carboidratos no organismo. Devido a constipação causada pela alta ingestão desse nutriente, alguns sintomas como queimação, cólicas, inchaço ou flatulência e náuseas, podem se tornar comuns.

5. Problemas genitais 

Sim, o carboidrato em excesso também pode provocar problemas genitais. Doenças como a candidíase que registram um pH vaginal mais ácido, tem relação com o excesso de glicose no corpo.

6. Alterações na pele

O surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na virilha e axila, podem ser um sinal de uma resistência à insulina em algumas pessoas. O excesso desse macronutriente também pode deixar a pele mais seca e isso pode levar à coceiras, bem como aumentar acnes e espinhas.

7. Problemas na boca 

Uma alimentação desequilibrada de carboidratos pode causar cáries, inflamação da gengiva e mau hálito. O açúcar ainda contribui para o acúmulo de placa bacteriana que, caso não seja removida, pode causar mau hálito e gengivite (inflamação na gengiva acompanhada de inchaço e sangramentos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *