Figurinha carimbada na maioria das cozinhas, o alho é uma planta comestível usada para dar um tempero especial às refeições e também para fins medicinais. 

Pertencente ao gênero Allium, o alho é parte de uma planta, o bulbo, e rico em compostos sulfurados, sendo o principal a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, e é um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. 

Ao longo da história, o alho teve seu uso bem delimitado por todas as grandes civilizações, especialmente pelas propriedades medicinais, já que é usado como ingrediente complementar para o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Listamos outros benefícios que vão além das cozinhas, e você (provavelmente) não sabia. Confira: 

1. Melhora a imunidade

O alho ajuda na imunidade e na prevenção de doenças. A suplementação com cápsulas de alho é capaz de reduzir resfriados e gripes, bem como o consumo do extrato de alho. 

Além disso, o alho tem importantes funções protetoras por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos

2. Mantém o cérebro saudável

Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre, e também por conta do seu teor em selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células do cérebro e diminuir os danos causados ​​pelos radicais livres, moléculas instáveis envolvidas no surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

O alho ajuda a melhorar a memória e promover o aprendizado, melhorando a saúde do cérebro.

3. Reduz a pressão arterial

O alho é fonte de vitamina C e um ótimo antioxidante. Além disso, possui magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

4. Protege a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim LDL, e de triglicerídeos no sangue, já que inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

Além disso, o alho possui um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos.

5. Aumenta a longevidade

Por oferecer benefícios sobre sérios fatores de risco à nossa saúde, o alho ajuda e prolonga os efeitos da longevidade. O combate a doenças infecciosas também é um fator importante que contribui para a longevidade, já que são causas comuns de morte, especialmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos fracos.

6. Previne o câncer de cólon

A alicina, aliina e o alhoeno, compostos sulfurados presentes no alho, possuem ação antioxidante que previne previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que realizam o processo de desintoxicação do organismo de agentes que causam o câncer de cólon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *