Para aqueles que querem parar de consumir tanto açúcar, já existem no mercado, diversas opções de adoçantes naturais que podem tornar sua alimentação mais saudável. 

Dentre as opções, uma das mais utilizadas é o Eritritol. É um poliol (álcool de açúcar), composto encontrado naturalmente em frutas, algas e cogumelos e também pode ser produzido por um procedimento biotecnológico por meio da fermentação química. 

E esse processo é o que o faz ser considerado atualmente como uma das formas mais saudáveis de adoçantes com 60% a 70% da capacidade de adoçar do açúcar, oferecendo diversos benefícios para o nosso organismo. O eritritol consiste numa substância cristalina branca, disponível na forma de pó e também granular.

Dentre os principais benefícios podemos apontar que o eritritol tem um valor energético (ou seja, calorias) até 95% menor que a sacarose, o famoso açúcar. Ele também não altera os níveis de glicemia no sangue, podendo ser consumido por pessoas que estão em processo de emagrecimento e até diabéticos. Além disso: 

Saúde dental – Diversos estudos comprovaram que o eritritol inibe o crescimento de diversas bactérias que causam cáries. O adoçante ajuda a reduzir o ácido lático, produzido por bactérias já presentes na boca que removem os minerais do dente, facilitando a proliferação de cáries. 

Efeito antioxidante – O eritritol é um aliado na remoção dos radicais livres do organismo, o que protege as células do corpo contra a oxidação. 

Baixa absorção – O eritritol também apresenta uma ótima tolerância digestiva, já que 90% do adoçante é expelido pela urina. O restante do adoçante presente no corpo é eliminado pelas fezes e uma pequena parcela passa pelo processo de fermentação pela microbiota, fazendo assim com que os hormônios ligados à saciedade sejam liberados.

O eritritol pode ser aquecido e utilizado em qualquer alimento ou bebida, como bolos, tortas, sucos, café. Ele também é muito usado em chocolates, gomas de mascar, conservantes, compotas e geleias e na preparação de pães.

Mesmo com todos esses benefícios, nenhum alimento, quando consumido em excesso, é saudável para o nosso organismo. Por isso, é necessário ter atenção à quantidade utilizada, informação que pode ser passada por um especialista. Com isso, é indispensável a consulta com um médico da área antes de começar a utilizar o adoçante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *