A chia é uma semente que começou a se popularizar no Brasil no ano de 2014, mas é um alimento consumido há milhares de anos pelos mexicanos e guatemaltecos. 

É considerada um “superalimento”, já que possui um alto teor de nutrientes benéficos ao nosso organismo. Uma porção de duas colheres (cerca de 28 g) contém aproximadamente 79 calorias, 7 g de fibra, 3,8 g de proteína e 126 mg de cálcio. Também possui boas quantidades de ômega 3, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, zinco e antioxidantes. Além disso, minimiza os efeitos dos radicais livres no nosso corpo. 

Com tantos benefícios, a chia se tornou um dos alimentos preferidos das dietas, mas é necessário consumi-la de forma adequada e não exagerar. Por isso, o ideal é procurar um especialista na área para saber a quantidade certa a ser consumida. 

Benefícios

Dentre os inúmeros benefícios da chia, podemos citar: 

Ajuda a emagrecer 

Se combinada a uma dieta saudável e a prática de exercícios, a chia é um grande aliado na perda de peso. Isso porque a semente é rica em fibras, que ajudam na absorção de água pelo organismo; proteínas e ômega-3, que ajudam a manter a saciedade. 

Controla diabetes

Como é um alimento rico em fibras, a chia pode evitar o aumento rápido da glicemia, equilibrando o açúcar no sangue, o que ajuda no controle do diabetes tipo 1 e 2.  

Previne o envelhecimento precoce

A semente é rica em antioxidantes e ao ser consumida, impede a formação de radicais livres, responsáveis por destruir as membranas celulares, evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabetes e, até, Alzheimer ou Parkinson.

Fortalece os ossos

A chia também é uma fonte de cálcio. É indicada em casos de  osteopenia, osteoporose, ou após uma fratura. 

Fortalece o sistema imunológico

Rica em nutrientes como fósforo, manganês e potássio, a chia também age no fortalecimento do sistema imunológico, pois inibem a reprodução de células inflamatórias, atuando na prevenção de doenças e na preservação de membranas celulares e neurotransmissores.

Como consumir

A chia pode ser usada em refeições doces e salgadas. E pode ser consumida: 

  • In natura: polvilhada em iogurte ou saladas de frutas;
  • Massas: adicione em massas de pães e tortas;
  • Em bebidas: a semente pode fazer parte de sucos ou vitaminas.

A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *