A quinoa é uma semente altamente nutritiva, isenta de glúten, rica em proteínas e é um dos poucos alimentos vegetais que possui uma boa quantidade de todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

Também conhecida como Chenopodium quinoa Willd, a quinoa é um tipo de semente comestível originária da América do Sul. Pode ser encontrada nas cores branca, vermelha ou preta.  

A semente é uma excelente fonte de proteínas e fibras. Além disso, possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes. Já deu pra ver que consumir esse alimento faz muito bem para nosso corpo. Confira outros benefícios da quinoa. 

Benefício para os músculos 

A quinoa possui um alto teor de proteínas e aminoácidos essenciais que constituem as proteínas e são importantes no processo de regeneração dos tecidos. As proteínas desempenham papel importante na formação e manutenção dos músculos, além de estarem presentes no processo de reparação das pequenas lesões nas fibras musculares. 

Rica em fibras

A quinoa possui um alto teor de fibras, sendo cerca de 10 a 16 gramas de fibra por cada 100 gramas. A fibra solúvel pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol e ajudar na perda de peso.

Aumenta a imunidade

Como tem poder antioxidante, a quinoa é um ingrediente importante na manutenção da saúde e fortalecimento do sistema imunológico. A semente é rica em vitaminas C e E e de flavonoides como quercetina e kaempferol, moléculas importantes que possuem efeitos anti-inflamatórios, antivirais e anticâncer. Um combo que garante a manutenção do sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra doenças

Ajuda na perda de peso

Por ser rica em proteínas, a quinoa pode promover a perda de peso, aumentando o metabolismo ou reduzindo o apetite. As fibras presentes no alimento podem  aumentar a sensação de saciedade. Além disso, a quinoa possui baixo índice glicêmico e pode ser incorporada à redução da ingestão calórica.

Combate a anemia

A quinoa é rica em ferro, um elemento importante que pode diminuir o risco do desenvolvimento de anemia ferropriva, causada justamente pela falta desse mineral  no organismo. 

Melhora o funcionamento do intestino

Como já foi mencionado, a semente é um alimento rico em fibras, que ajudam na  formação e eliminação do bolo fecal e com isso contribuem para a manutenção da saúde geral do organismo e no processo de emagrecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *