Você já ouviu falar na Pitaya? Essa fruta que está ganhando o paladar dos brasileiros é oriunda das florestas tropicais do México e Américas Central e do Sul, mas também cultivada em países como Israel, China e, há alguns anos, no Brasil – principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná. 

Também conhecida como “fruta dragão”, por conta da sua casca, a Pitaya é uma fruta que concentra substâncias benéficas para a nossa saúde, como flavonoides, antioxidantes que minimizam os danos provocados por radicais livres às nossas células, além de cconter poucas calorias, não ser rica em açúcar, ter fibras que ajudam na redução do colesterol, e auxiliar no combate ao envelhecimento precoce.

Existem 3 principais variações da fruta:

  • Pitaya branca: tem casca rosa e é branca por dentro, sendo a mais fácil de encontrar no Brasil;
  • Pitaya vermelha: tem uma cor rosa-avermelhado por fora e é rosa-vermelha-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil;
  • Pitaya amarela: tem a casca amarela e é branca por dentro, sendo mais comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. 

Benefícios

Além dos benefícios já citados anteriormente, a Pitaya tem muitas outras funções que ajudam na manutenção da nossa saúde: 

1. Perda de peso

A “fruta do dragão” ajuda no emagrecimento porque gera uma ação termogênica, que estimula nosso metabolismo e ajuda o nosso corpo a eliminar gorduras. Além disso, a Pitaya tem baixas calorias e serve como inibidora de apetite, já que por conta do alto teor de fibras solúveis, gera uma sensação de saciedade e facilita a digestão e o trânsito intestinal. 

A fruta possui também uma substância chamada tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

2. Bom funcionamento do sistema digestivo

A pitaya possui grandes quantidades de fibra, que ajudam nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo. Os oligossacáridos presentes na pitaya auxiliam no aumento da produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.

Sem contar que a fruta do dragão possui alto teor de água, que ajudam nos processos de: digestão, absorção de nutrientes, melhora da filtração renal e hidratação.

3. Fortalece o sistema cardiovascular

A pitaya pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca, já que a fruta reduz os níveis de colesterol ruim e, ao mesmo tempo, eleva os níveis do bom colesterol. A pitaya vermelha é uma ótima fonte de gorduras monoinsaturada, ajudando o coração a se manter em boas condições. Além disso, as sementes da Pitaya contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3. 

4. Melhora o sistema imunológico

Rica em vitamina C, a Pitaya auxilia no reforço das defesas do nosso organismo. Em junção com a atividade de outros antioxidantes (betalaína, betaxantinas e betacianinas), a vitamina C presente na fruta colabora na eliminação dos radicais livres. 

5. Auxilia no combate ao diabetes

A Pitaya ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem no nosso organismo, depois do consumo de alimentos com alto índice glicêmico. 

6. Prevenção e controle de doenças crônicas

É rica em compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias e atuam no combate ao câncer, doenças cardíacas e na melhoria da pressão arterial. 

A fruta possui licopeno e caroteno, substâncias que têm a capacidade antioxidante de prevenir o envelhecimento celular e, consequentemente, o surgimento de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *