Ele está presente no dia a dia dos brasileiros, para os que treinam todos os dias, este com certeza é um alimento que não pode faltar. Rico em proteínas, o ovo traz diversos benefícios para nossa saúde. 

Até pouco tempo atrás, este era um alimento advertido pelos médicos por conta do colesterol presente na gema, no qual se acreditava ser um fator importante para desencadear problemas cardiovasculares. Porém, foi descoberto que apenas uma pequena parte do colesterol presente no sangue advém do que comemos. A maior parte é produzida pelo próprio organismo.

Com tantos benefícios, selecionamos 5 bons motivos para começar desde já. Confira. 

1. Ajuda na perda de peso

O ovo é um alimento capaz de aumentar a sensação de saciedade. Rico em proteínas, suprime o apetite por mais tempo e evita o ataque às guloseimas. Contudo, nada de consumir no desjejum e deixar as outras medidas que permitem manter ou perder peso, de lado. 

2. Aumenta o volume de massa muscular

O ovo é um tremendo aliado daqueles que querem ganhar massa muscular. Cada 100 gramas de clara de ovo contém aproximadamente 11 gramas de proteína. Sua proteína é de alto valor biológico, por isso é ideal para quem deseja alcançar esse objetivo.

3. Possui alto valor nutritivo

O seu poder nutritivo realmente impressiona. Os ovos são ricos em proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vários outros nutrientes. Além disso, possuem vitaminas B12, B2, A, B5, selênio, e também os minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e outros. 

4. Protege a visão

Isso mesmo. O ovo, especialmente a gema, possui dois nutrientes que ajudam a neutralizar alguns dos processos degenerativos que podem afetar nossos olhos: a luteína e a zeaxantina.

Estes antioxidantes reduzem significativamente o risco de degeneração macular e catarata, que estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos. 

Já a vitamina A, protege a córnea, membrana transparente por onde a luz passa para dentro do olho

5. Reduz as chances de diabetes

Um estudo feito pela Universidade da Finlândia Oriental analisou, por quase 20 anos, 2.332 homens de 42 a 60 anos e observou que aqueles que comiam ovos com frequência estavam menos propensos ao diabetes tipo 2.

Mesmo tendo diversos benefícios, é importante lembrar que consumir grandes quantidades desse alimento pode não ser tão saudável, especialmente para diabéticos e pessoas com altos níveis de colesterol no sangue. Não deixe de consultar um especialista na área. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *