Os casos de transtorno de ansiedade estão bem mais frequentes em detrimento do período de pandemia e consequentemente isolamento social que estamos vivendo. Com tanto tempo longe da família e amigos, ou deixando de fazer o que estávamos habituados, fica difícil manter a calma. 

A ansiedade provoca uma verdadeira bagunça em nossas emoções, ficamos bem mais sensíveis, irritados, impacientes, o que reflete diretamente em nossa saúde, já que esses quadros em excesso nos causam uma sensação de mal estar e angústia o tempo todo. 

Para os transtornos, existem diversos tratamentos e terapias que realizam acompanhamento dos casos. Contudo, nossa alimentação também pode contribuir e amenizar os sintomas da ansiedade no dia a dia. Alguns alimentos contém os nutrientes e vitaminas essenciais para a diminuição do estresse e ansiedade e aumentando a sensação de bem estar. 

1. Chocolate

Foto: Divulgação Freepik

Rico em flavonoides, um antioxidante que ajuda na produção da serotonina (neurotransmissor que proporciona sensação de prazer e bem estar), comer chocolate ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade. Dê preferência para o chocolate amargo. 

2. Abacate

Foto: Divulgação Freepik

O abacate é rico em ômega-3, uma gordura boa que possui ácidos graxos como eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA), que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Além do abacate é recomendado consumir alimentos como atum, salmão, sardinha, linhaça, chia e castanhas.

3. Carnes e peixes

Foto: Divulgação Freepik

Estes alimentos são ricos em triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina. Além do aminoácido taurina que aumenta a ação de um neurotransmissor usado para controlar a ansiedade. 

É recomendado o consumo também de alimentos como frango, ovos, banana, queijo, cacau, tofu, abacaxi, salmão, castanha, nozes e amêndoas.

4.Frutas cítricas

Foto: Divulgação Freepik

A vitamina C presente nas frutas cítricas diminui a produção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal, em resposta a situações de estresse e de ansiedade. O consumo dessas frutas melhora o funcionamento do nosso sistema nervoso e aumenta a sensação de bem estar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *