Eliminar de vez a carne do cardápio, não é uma tarefa muito fácil. Sabemos que o número de veganos e vegetarianos cresce de forma considerável, no entanto, a grande maioria da população continua consumindo essa proteína, especialmente no domingo, considerado por muitos como o dia oficial do churrasco. 

Diante disso, a campanha “Segunda sem carne” foi criada para que as pessoas diminuam o consumo de produtos de origem animal – pelo menos um dia na semana. No Brasil, a data foi criada em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo, com o intuito de diminuir o consumo desenfreado de alimentos de origem animal e processados, bem como seu impacto na sociedade. 

No entanto, a origem da data que propõe um dia na semana sem carne no seu cardápio é bem mais antiga. A segunda sem carne surgiu através da U.S. Food and Drug Administration, agência responsável pelas reservas de comida do exército americano e aliados durante a Primeira Guerra Mundial. À época, a proposta era reduzir o consumo de carne das famílias americanas para ajudar na guerra. 

Em 2003, a campanha foi revivida nos Estados Unidos e a segunda-feira foi o dia escolhido para o que chamamos de  “Meatless Monday”. No entantoContudo, a campanha tinha um outro objetivo, o de prevenir doenças causadas pelo excesso do consumo de carne pelos norte-americanos. Outros países também adotaram a campanha, inclusive o Brasil que tem a considerada maior campanha do mundo. 

Desde então, diversos restaurantes para além dos cardápios tradicionais aderiram ao movimento para conscientizar os clientes da alimentação livre de animais, e alimentos dessa mesma origem no prato, o que além de oferecer diversos benefícios para a saúde, diminui o abate de animais para consumo e reduz o impacto ambiental que a pecuária causa no planeta. 

Foto: Divulgação Governo de São Paulo

Custos

De acordo com a SVB, o Brasil emite 335g de gás carbônico (CO2) para produzir apenas 1 kg de carne bovina. Comparando, consumir 1 kg de carne causa po mesmo impacto no meio ambiente que dirigir um carro médio por 1600 km. 

Para produzir o mesmo 1kg de carne bovina, são utilizados cerca de 10 e 20 mil litros de água. Já a pecuária, é responsável pela emissão de 14,5% dos gases causadores do efeito estufa, além da responsabilidade de 80% do desmatamento no Brasil. 

Saúde

Tirar a carne da sua dieta trará diversos benefícios para o seu corpo como a prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer, diabetes, obesidade. Além de auxiliar na perda de peso, no melhor funcionamento do intestino e na maior longevidade. 

Pesquisas estimam que a mudança de hábitos alimentares da população mundial, substituindo alimentos de origem animal e seus derivados por um cardápio à base de vegetais, poderia evitar 8 milhões de mortes até 2050. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *