Não é de hoje que ouvimos que nós somos aquilo que comemos. Uma alimentação equilibrada e saudável com os nutrientes certos traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente.

Possuir bons hábitos alimentares ajuda na recuperação de transtornos mentais como depressão e ansiedade. Diversos estudos comprovam que alguns alimentos conseguem auxiliar e diminuir sintomas de distúrbios psicológicos, a chamada psiquiatria nutricional.

Uma alimentação saudável a base de frutas, carnes magras, grãos integrais, vitaminas, minerais, óleos e gorduras boas, pode ajudar a melhorar algumas funções cerebrais e controlar emoções.

Oxigenação do cérebro

Alimentos com ferro, principal componente do grupo dos minerais, são responsáveis por levar o oxigênio para o nosso corpo. Cerca de 20% do nosso oxigênio é utilizado na saúde e função cerebral.

A falta de ferro pode causar anemia, além de desânimo, sintomas de ansiedade e exaustão frequente. Você pode incluir no cardápio: mariscos, cereais, peixes, feijão, espinafre, lentilhas.

Produção de serotonina

Consumir frutas como melancia, banana, laranja, mamão que são ricas em triptofano, ajuda na produção de serotonina, hormônio que inibe sensações de ansiedade e tristeza. O triptofano melhora e regula o humor e ainda combate sintomas de depressão e ansiedade.

Redução do estresse

Alimentos como nozes, castanha-do-pará, nozes, oleaginosas ricas em selênio, que é um agente antioxidante, colaboram para a redução de sintomas de estresse e depressão.

Vitamina D para o bem estar

A vitamina D é fundamental para manter o nosso corpo equilibrado, assim como a saúde da mente. Fortalece os ossos e proporciona bem estar. Para consumir basta pegar sol por pelo menos 15 minutos, de preferência nas primeiras horas da manhã, ou incluir na alimentação ovos, leite, bife de fígado e cogumelos.

É importante lembrar que mesmo consumindo alimentos que ajudam no combate a essas doenças, a alimentação não substitui o tratamento adequado indicado após ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *