Sabe quando depois de uma refeição especial, você tem a sensação de que a comida “conversa” com você? Este pode ser um claro sinal de má digestão e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A queimação na região do estômago é um dos principais sintomas.

Isso é resultado do mau funcionamento da válvula entre o estômago e o esôfago, em que o anel muscular esfíncter é rompido, e ocasionalmente o suco gástrico, que é ácido, sobe para o esôfago e provoque dores na parte superior do estômago e queimação no peito.

Além disso, o uso de roupas apertadas, o hábito de fumar e uma alimentação exagerada também contribuem para que os sintomas das doenças apareçam. Para evitar que isso ocorra, o ideal é fazer mudanças no estilo de vida e principalmente quanto à alimentação, como mastigar bem a comida e parar de exagerar no prato.

Separamos alguns alimentos considerados milagrosos para minimizar a azia e o refluxo gástrico. Confira:

1. Mamão

Foto: Divulgação Freepik

O mamão é rico em vitaminas A e C, possui mais de 80% de água em sua composição e é rico em cálcio, potássio, ferro, carotenoides, fibras e minerais. A fruta é um remédio natural para prisão de ventre. Como possui enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína, o mamão auxilia na digestão de proteínas e diminui o refluxo gástrico, o inchaço, constipação e a azia.

2. Gengibre

Foto: Divulgação Freepik

Além de suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também ajuda no funcionamento do intestino, já que é um fitoterápico digestivo. O alimento também apresenta um efeito positivo sobre as enzimas que quebram gorduras, facilitando a digestão e minimizando os efeitos do refluxo.

3. Chá de boldo

Foto: Divulgação Freepik

O chá de boldo estimula a digestão, os distúrbios intestinais e a secreção biliar. As folhas possuem lactona, substância muito eficaz na digestão de gorduras. A planta combate ainda azia, prisão de ventre, gases intestinais e transtornos do fígado. O ideal é tomar uma xícara por dia, no máximo. Nada de exageros.

4. Batata-doce

Foto: Divulgação Freepik

Como não possui gordura ou açúcar, alimentos como a batata-doce e outros legumes e verduras, ajudam na redução do suco gástrico produzido no estômago. A batata-doce acalma o estômago e diminui seus níveis de acidez.

5. Aveia

Foto: Divulgação Freepik

Comer este cereal logo pela manhã ajuda no combate à azia. A aveia é um alimento super nutritivo, que não agride a mucosa do estômago, neutraliza a acidez e ainda prolonga a sensação de saciedade. É uma grande fonte de fibras e auxilia no melhor funcionamento do sistema digestório.

Restrições

Os especialistas também indicam que para reduzir os sintomas da azia e refluxo, é necessário uma reeducação alimentar, evitando alguns alimentos como:

  • Gorduras e alimentos gordurosos: carnes vermelhas, salsichas, mortadela, batata frita, molho de tomate, maionese, croissant, biscoitos, bolos, pizza, molhos industrializados, queijos amarelos, manteiga, margarina, banha de porco, bacon e iogurte integral;
  • Cafeína: café, chá preto, chá verde, chá mate, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolate;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas gaseificadas: refrigerantes e a água com gás;
  • Menta e alimentos com sabor de menta;
  • Pimentas, molhos picantes e temperos.

Além disso, é importante marcar uma consulta com um especialista para que um diagnóstico mais preciso seja feito, e o tratamento indicado seja iniciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *