Para cada preparo, uma panela deve ser usada com os melhores utensílios para diferentes receitas.

Existe uma diversidade grande de panelas no mercado. Antiaderente, aço inox, vidro e cerâmica são algumas das opções disponíveis para todo o tipo de cozinheiro.

Mas, você sabe qual é a ideal para preparos mais longos?

E para os cozimentos rápidos, como o preparo de um arroz?

O chef Elzio Callefi indica quais os revestimentos ideais para cada tipo de preparo.

Panela Inox

As panelas inox são ideais para alimentos que exigem cozimentos de média e longa duração, como carnes e molhos. Isso porque a panela acaba produzindo uma crosta no fundo após selar proteínas. Essa crosta, com o acréscimo de líquidos, gera molhos saborosos e encorpados. “Esses precisam de preparo mais lento e o inox é ótimo, pois não libera nenhum tipo de resíduo na comida e, como não é um material poroso, não deixa cheiro na panela”. Ainda assim, as panelas inox podem ser grandes aliadas em cozimentos rápidos, como no preparo de um arroz.

Para cozimentos mais rápidos, o ideal são panelas antiaderente. O material é um facilitador na cozinha, evita perda e que o alimento grude, por isso é indicado para receitas delicadas e trabalhadas a baixa temperatura. O chef sugere para preparos como o arroz e alimentos mais delicados como um peixe, ou panqueca, crepe, omelete e receitas com ovos em geral.

Frigideira profissional com revestimento cerâmico

A cerâmica se adapta ao cozimento de longa duração com o benefício de facilidade na limpeza. É mais duro e resistente do que o antiaderente e permite esfregar para soltar um pouco de resíduo que ficou na panela, sem danificar. Seu uso é ideal principalmente para cozinhar rapidamente, como o preparo de legumes salteados. Esse revestimento agrega mais calor na panela para realizar o processo de saltear. “É possível também fritar ou selar uma carne, mas vale aproveitar o cerâmico para cozimentos rápidos – assim evitamos que os alimentos liberem todo seu suco”.


Elzio Callefi é Chef da Tramontina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *