Frutas ricas em água e fontes de antioxidantes ajudam a manter a saúde do corpo e da pele no verão.

Com a alta das temperaturas, alguns cuidados com a saúde são essenciais para aproveitar a estação mais quente do ano. Segundo a nutricionista Renata Guirau, o calor faz com que o corpo perca mais líquidos e eletrólitos pelo suor. E, para que isso não se torne um problema, é necessário ficar atento à hidratação. Além de aumentar a ingestão de água, chás e água de coco, você sabia que as frutas também são uma ótima pedida para os dias mais quentes?

Todas as frutas são bem vindas durante essa época, mas especialmente as que são ricas em líquidos e em antioxidantes podem fazer a diferença no organismo e até mesmo na proteção da pele durante o verão!

“Para ajudar a hidratar, a melancia é a principal indicação e não é por menos: mais de 90% da fruta é composta por água. O abacaxi e o melão também são campeões no quesito teor de líquidos. Essas opções ainda são fontes de vitaminas e minerais benéficos para o corpo e muito saborosas e refrescantes”.

As frutas cítricas – fontes de vitamina C também entram na lista, já que possuem um importante papel antioxidante e na produção de colágeno. Bons exemplos são: laranja, mexerica, abacaxi, acerola, maracujá, kiwi, morango, carambola, limão e goiaba.

“As de cor avermelhada, como a melancia, o morango, a maçã, a goiaba, a pitaya rosa e o açaí também contribuem nessa função, uma vez que são ricas em substâncias antioxidantes e podem apresentar função fotoprotetora”.

E, já que estamos falando de verão, vale ainda investir nas frutas que ajudam a dar aquela segurada na cor dourada da pele, como a manga e o mamão. As opções são ricas em betacaroteno, substância que atua protegendo e prolongando o bronzeado.

Agora que você já sabe quais são as melhores opções para serem consumidas nos dias mais quentes, lembre-se de ficar atento à forma de armazenar esses alimentos.

No calor, a tendência é que as frutas estraguem com mais facilidade, por isso, para reduzir o desperdício e prevenir intoxicações alimentares, o indicado é guardar os alimentos frescos sob refrigeração e comprar aos poucos, para dar tempo de consumir tudo o que estiver na geladeira antes que percam as qualidades nutricionais.

Anotou as dicas? Então, confira agora sugestões de receitas saudáveis e refrescantes com as indicações da nutricionista!

Salada de folhas com melancia
1 xícara de melancia cortada em cubinhos
½ xícara de coco seco em lascas
½ xícara de folhas de hortelã lavadas
½ maço de rúcula

1) Azeite e sal a gosto para temperar
2) Acomode as folhas de rúcula previamente lavadas em uma saladeira.
3) Por cima, acomode a melancia em cubos, o coco em lascas e as folhas de hortelã.
4) Finalize com uma pitada de sal e de azeite e sirva em seguida.

Bowl antioxidante
2 colheres de sopa de açaí em pó
1 banana congelada
2 colheres de sopa de iogurte grego
1 kiwi
4 morangos
1 colher de sopa de semente de abóbora

1) Bata no liquidificador a banana congelada, o iogurte e o açaí em pó.
2) Coloque em um bowl e por cima acrescente os morangos e o kiwi picados.
3) Para finalizar, acrescente as sementes de abóbora e consuma imediatamente.

Smoothie amarelo
200 mL de água de coco
1 banana congelada
½ colher de café de açafrão da terra
Polpa de 1 maracujá

1) Bata tudo no liquidificador ou no mixer e sirva em seguida.

Creme de Manga

Creme de manga
1 manga média bem madura picada
1 envelope de gelatina sem sabor
1 xícara de iogurte natural
1 colher de café de gengibre ralado

1) Prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.
2) Bata todos os ingredientes no liquidificador e acomode em taças.
3) Leve para gelar por pelo menos 1 hora antes de servir.


Renata Guirau é nutricionista do Oba Hortifruti, a rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *