O Brasil apresenta números alarmantes de hipertensos, de acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 30 milhões de hipertensos no país, sendo que apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira é a principal causa de morte.

A hipertensão corresponde a um aumento da pressão existente dentro dos vasos sanguíneos. Essa elevação da pressão pode levar a pessoa a ter sérios problemas, como insuficiência real, cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações. É importante que a pessoa que sofre com hipertensão tenha uma dieta adequada e pensada especialmente para as suas necessidades.

É recomendado que os hipertensos evitem o excesso de sal para temperar as suas refeições. É possível substituir o sal por temperos naturais e, consequentemente, mais saudáveis do que os industrializados com sódio. Outras ervas presentes na natureza também são capazes de dar um aspecto saboroso para as refeições, como alho, cebola, salsa, alecrim, cúrcuma, cebolinha e orégano.

Dica

Faça um sal temperado para utilizar no seu cotidiano, além de ser enriquecido de nutrientes, será necessária uma quantidade menor nos preparos.

Como fazer: Misturar ervas (como alho desidratado, salsa desidratada, orégano e tomilho), acrescentar gergelim triturado e sal. A proporção pode ser de 1 xícara de sal para 1 xícara das ervas e ½ xícara de gergelim triturado. O sal marinho integral é a melhor opção e quanto menos refinado, melhor!


Camila Laranja é nutricionista pós-graduada em nutrição funcional e diretora da Clínica Dra. Camila Laranja. http://camilalaranja.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *