O ovo, atrás apenas do leite materno, é considerado um dos alimentos mais nutritivos para a saúde.

Alimentação saudável é o tema que vem ganhando cada vez mais destaque no dia a dia da população. A ideia de que comer bastante é comer bem já foi considerada mito há muito tempo e a nova guinada se dá em busca de uma alimentação nutritiva e equilibrada.

“O ovo, considerado um dos alimentos mais completos em termos nutricionais – atrás apenas do leite materno -, pode ser um importante aliado nessa busca por uma vida saudável, proporcionando muitos benefícios à saúde”, analisa a nutricionista Lúcia Endriukaite.

Confira os seis principais benefícios do consumo de ovos:

1. Alimento completo: depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo em termos nutricionais. Em média, um ovo tem apenas 70 calorias e possui vitaminas A, D e E, ácido fólico, além de colina e diversos minerais.

2. Fonte de colina: a gema do ovo é excelente fonte de colina, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central e para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos por dia correspondem à metade das necessidades diárias de uma gestante.

3. Rico em proteínas: as proteínas de alta qualidade do ovo contribuem para a sensação prolongada de saciedade e para manter a energia do organismo. Além disso, favorecem o ganho de massa muscular e previnem a perda em pessoas idosas.

4. Antioxidantes: o ovo tem ação antioxidante, contém os carotenoides, luteína e zeaxantina, que dão cor à gema. Protege os olhos da luz solar evitando a degeneração macular relacionada à idade.

5. Minerais: micronutrientes fundamentais para o organismo, pois participam de forma intensa na função estrutural de músculos e ossos, transmissão de impulsos nervosos, transporte de nutriente etc. O ovo contém vários minerais como cálcio, ferro, zinco, fósforo, potássio, magnésio, sódio e quantidade expressiva de selênio. Um ovo possui aproximadamente 15 mcg de selênio e represente 33% das necessidades diárias de um adulto.

6. Mito do colesterol: produzido no fígado, o colesterol é uma substância essencial para o organismo. Estudos recentes comprovam que não há relação direta entre ingestão de colesterol dos alimentos e ocorrência de doenças cardiovasculares.


Lúcia Endriukaite é nutricionista do Instituto Ovos Brasil. Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Ovos Brasil foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto “ovo” como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. www.ovosbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *