Quem sofre com problemas de acne está sempre em busca de produtos com esse ativo: o  ácido salicílico. Mas ele é um composto que deve ser usado com bastante cuidado, apesar de estar  presente em diferentes tipos de produtos para a pele. Seu principal potencial está na ação secativa e na limpeza suave das células mortas, que se acumulam nos poros. O uso regular desta substância pode trazer inúmeros benefícios para a pele a curto e longo prazo. Entre eles, posso citar o controle de oleosidade, a uniformização da pele, a redução das linhas finas e o próprio tratamento de cravos e acnes. Além disso, o ácido salicílico pode ajudar a reduzir manchas escuras na pele, marcas de idade e proporciona o controle da produção de sebo, o que é importante para pessoas com pele oleosa e propensa à acne. O uso a longo prazo também promove o clareamento da pele. 

É importante que as pessoas saibam que o produto utilizado nos dermocosméticos é um composto derivado do ácido salicílico natural, encontrado nas cascas das árvores de salgueiro. Ele é um beta-hidroxiácido (BHA) e é solúvel em água, o que faz com que seja mais seguro para a maioria das pessoas. Ele tem ação anti-inflamatória, que realiza a renovação celular e reduz inclusive as linhas finas do rosto. 

Como usar o ácido salicílico?

O ácido salicílico está disponível em muitos dermocosméticos, incluindo sabonetes, cremes, loções, géis e soluções tópicas. Quando em contato com a pele, a substância  promove uma descamação leve, que garante a retirada de impurezas do rosto, mas quando não usado adequadamente esse processo pode deixar a pele mais seca e sensível. Por isso, é importante passar um hidratante facial na proporção correta após o uso do ácido salicílico, para minimizar a possibilidade de ressecamento. 

Também não recomendo utilizar muitos produtos com o mesmo ativo de uma só vez, pois isso pode sensibilizar a pele. Se for durante o dia, é sempre importante passar um protetor com alto fator de proteção solar depois do uso do ácido. Afinal, apesar de ser um produto seguro para uso durante o dia (leia sempre as instruções do fabricante), qualquer tipo de ácido exige uma atenção maior com a proteção solar. 

Cuidados com o uso de ácido salicílico

O ácido salicílico é bastante seguro e se adequa à pele da maioria das pessoas, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar que a pele fique muito sensível. O uso diário depende da quantidade de ativo presente na rotina de skincare. Se for usar produtos que contenham baixa concentração do composto, o ácido salicílico pode fazer parte da rotina de cuidados com a pele sem causar danos. Mas se o uso do produto for de forma concentrada, é importante consultar um profissional dermatologista ou esteticista. 

Use uma quantidade adequada: se o produto é de aplicação direta no rosto e não será retirado (como um sérum ou creme, por exemplo), aplique apenas a quantidade recomendada de produto para evitar irritações ou problemas de pele. Outra dica é não combinar o uso do ácido com outros esfoliantes químicos ou físicos ao mesmo tempo, pois isso pode irritar a pele, a menos que o próprio produto tenha essa combinação, pois foi criado considerando a saúde da pele.

Também não recomendo usar em áreas muito sensíveis, como a região ao redor dos olhos, dos lábios e do nariz.O protetor solar também é indispensável para a pele, independente dos produtos de skincare utilizados, mas ainda mais para quem faz uso de ácidos. 

É importante lembrar que cada pessoa tem uma pele diferente e pode reagir de maneira diferente ao ácido salicílico. Por isso, sempre opte por produtos que tenham qualidade e, caso sinta algum tipo de incômodo, procure um dermatologista ou esteticista. 

Onde encontrar produtos com ácido salicílico?

Com o aumento da popularidade do ácido salicílico, é possível encontrar os mais diversos produtos com esse ativo. Porém, os mais comuns são sabonetes, séruns e máscaras. 

Nos sabonetes, o ácido salicílico tem a função de fazer uma limpeza mais profunda e com poder secativo nos poros, o que ajuda a diminuir as chances de inflamação (acnes). Ele é facilmente retirado com o enxágue. 

Por ter uma textura fluida, a solução do ácido salicílico em sérum é a forma mais fácil de garantir a absorção do produto, principalmente para quem tem pele oleosa, por garantir uma hidratação mais profunda. 

Nas máscaras, a ideia é fazer uma aplicação em uma concentração maior, fazendo com que o ácido aja por um período, ajudando na esfoliação, e depois seja retirado. Isso ajuda a remover as células mortas e a melhorar a textura da pele. 

Por Elaine Veríssimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *