O hábito de pintar as unhas é um processo simples e extremamente comum que muitas pessoas realizam no salão de beleza ou até mesmo em casa. Entretanto, até mesmo em procedimentos mais simples é necessário tomar determinados cuidados. “Não basta ter unhas bonitas, é necessário também que elas sejam saudáveis e isso depende desde a escolha do esmalte até os cuidados após sua remoção”, explica Daniela Pontes, biomédica especializada em biossegurança.
 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês, pois o uso ininterrupto causa ressecamento e enfraquecimento das unhas, mas segundo Daniela, mesmo seguindo essa orientação, o produto pode causar alergias ao redor das unhas. “Querendo ou não é um produto composto por uma mistura de solventes, diluentes, agentes formadores de filmes, corantes e pigmentos e isso pode ser prejudicial em alguns casos.
 

Pensando nisso, a biomédica listou três passos simples para não ter dor de cabeça na hora de pintar as unhas, mantendo-as não só bonitas, mas também saudáveis.
 

1 – Faça a escolha certa
 

Uma unha saudável começa com a escolha de bons produtos, que devem ser prioridade. O esmalte barato pode sair caro, então o ideal é sempre optar por marcas confiáveis e já conhecidas. “A oferta é enorme. São muitas marcas e optar por alguma que você não conheça pode ser prejudicial”, explica ela.

Além disso, algumas pessoas possuem alergias a determinados tipos de produtos e se atentar a composição de cada esmalte, ainda que de marcas conhecidas, é essencial para não correr o risco.

2 – Cuidado com o removedor de cutículas

Muito usado na hora de fazer as unhas, o removedor de cutículas, segundo Daniela, atua na queratina, ajudando a facilitar na hora da sua remoção. “Quando você passa o amolecedor na unha toda, você acaba enfraquecendo-a. Por isso, o ideal é aplicar somente em cima da cutícula”, explica.

De acordo com o farmacêutico Marcos Moisés Gonçalves, Diretor Cientifico Comercial, trata-se de um material que solta a queratina. “Unha é formada por uma queratina bem mais densa que a cutícula, então se o produto cai na unha, ele retira lâminas dessa parte, que protege as unhas”, completa.

Hoje, com esses removedores, é possível fazer raspagem da cutícula, ou seja, você melhora a aparência das unhas, sem correr o risco de enfraquecê-las.

 

3 – Proteja suas unhas
 

Produto escolhido? É hora de proteger as unhas e isso inclui desde uma boa base antes de aplicar o esmalte até o spray ou o óleo secante.
 

“Antes de aplicar o esmalte, certifique-se que suas unhas estejam limpas e secas. Depois disso, é importante passar a base protetora que previne amarelamento e ajuda a fortalecer as unhas”, comenta Daniela.

4 – A remoção também é importante
 

O momento de remover o esmalte também necessita de alguns cuidados. “Opte por removedores sem acetona, pois eles são menos agressivos. Além disso, é comum que algumas pessoas começam a descascar e arrancar os esmaltes, o que pode danificar a camada superficial das unhas”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *