Calor, praia, piscina, suor, poluição: muita gente já está careca (com o perdão do trocadilho) de saber que esses fatores alteram a saúde capilar. E não é só isso. Junte a essa lista as alterações causadas por medicações, deficiências de vitaminas ou hormonais, abuso do secador, da chapinha, babyliss, química e até a alimentação.

Do inevitável bad hair day ao cabelo super oleoso, são várias as razões que levam às pessoas a lavarem de mais ou de menos os fios – e o deslize aqui, independente de qual seja o lado, pode danificar ainda mais a cabeleira.

Se com todo o restante do corpo e da penugem que o recobre, já é necessário ter cuidados para manter a hidratação e saúde, na cabeça não é diferente. Afinal, o couro cabeludo é o local do corpo com maior concentração e densidade de pelos e, por isso mesmo, merece uma atenção especial em relação à limpeza.

Guia para saber quando se deve lavar os cabelos


“É errado dizer que o tipo de cabelo x deve ser lavado y vezes na semana. Para saber a quantidade correta, é preciso avaliar a rotina da pessoa como um todo”, explica o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior.

A primeira informação para chegar a essa resposta é saber qual o tipo de fio, se fino, grosso, crespo ou cacheado. Na sequência, deve-se perceber a característica principal do couro cabeludo, se ele é mais seco ou oleoso. O profissional esclarece que “o ambiente que a pessoa está inserida, seus hábitos e até as preferências por estilos de penteados influenciam nessa conta”.

Então, como saber qual a frequência ideal para a lavagem dos cabelos? De acordo com o médico, os cabelos podem até mesmo receber lavagem diária! “Sou partidário de que cabelos devem ser lavados diariamente ou, no máximo, em dias alternados. Entendo que isso é importante porque vejo cada vez mais pacientes com inflamação do couro cabeludo, seja por lavagem inadequada dos fios e do couro cabeludo, seja por resíduos de produtos, sujidade, poluição, entre outras condições”. Categórico, ele afirma: “Logo, tendo em vista esses motivos, indico sempre que se lave diariamente ou em dias alternados”.

Para facilitar essa descoberta pessoal, o tricologista desenvolveu um guia para descobrir quantas vezes o cabelo deve ser lavado na semana. Confira:

Mas, mesmo com esse guia em mãos, vale ressaltar que cada situação é única, e é preciso rever cada alteração na rotina, em vez de simplesmente decretar que o determinado cabelo precisa de x lavagens semanais.

Pode parecer simples, mas qualquer variável pode mudar a frequência. Para exemplificar, o médico lança um desafio: “Faça um exercício e responda: com que frequência se deve lavar um cabelo/couro cabeludo que seja oleoso, com fios finos, cacheados, coloridos, quimicamente modificados e com frizz, de uma pessoa que faz exercícios físicos 3x por semana e vive em lugar de clima seco?”.

Não dá para responder de forma automática! “Fica muito difícil aplicar as orientações do guia quando misturamos os critérios. Por isso é importante avaliar caso a caso”, indica o médico.

Mesmo com todas essas informações, é importante alertar que esse guia só é válido caso a pessoa não tenha nenhum problema de cabelo e no couro cabeludo. Do contrário, siga sempre as orientações profissionais. “Criar uma rotina de lavagem é importante demais. Seus cabelos e couro cabeludo agradecem”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *