A facilidade de acesso a tecnologias de cirurgia plástica torna o sonho do corpo ideal algo mais realizável para algumas pessoas. Essa facilidade não quer dizer que a decisão por uma cirurgia seja simples. Por essa razão, Dr. Guilherme Bersou, cirurgião plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), elaborou uma lista com mitos e verdades em torno da cirurgia de lipoaspiração, suas indicações, suas contraindicações, seus efeitos e cuidados.

 
1A lipoaspiração é um método para perda de peso

Mito.

Ela deve ser feita em pacientes que já possuem uma mudança comportamental. Os melhores resultados são naquelas pacientes que se alimentam bem, fazem exercícios regularmente, mas que possuem gorduras localizadas que não saem de jeito nenhum.

Quem está fora do peso, deve, primeiramente, focar em melhorar os hábitos, emagrecer de uma maneira saudável e se preparar para a cirurgia no futuro.

 
2-A lipoaspiração diminui a celulite. 

Mito.

A Lipoaspiração por si só não vai resolver sua celulite. Para começar, não se realiza a lipoaspiração nas áreas em que ela mais aparece, que é na nádega.

A lipoaspiração serve para retirar gordura localizada de certas regiões e não para tratar a celulite.

Porém, se a paciente que apresenta celulite aproveitar o embalo da cirurgia e passar a comer melhor e fazer exercícios regularmente, a celulite dela irá melhorar. Hoje também temos tecnologias que podemos usar na cirurgia para ajudar no tratamento da celulite.


3-Lipoaspiração é uma coisa, lipoescultura é outra! 

Verdade.

A palavra lipoaspiração significa retirar a gordura, somente. Já a lipoescultura, além de retirar a gordura, reposiciona esse material, que seria jogado fora, em outras áreas do corpo, como: glúteos, mamas e grupos musculares. A lipoescultura foi a evolução da lipoaspiração.


4-A lipoaspiração fornecerá resultados permanentes. 

Verdade.

Desde que a paciente faça a parte dela, isso ocorrerá. Manter o peso, comer bem e fazer exercícios regularmente são as chaves do sucesso da cirurgia.

 
5A lipoaspiração NÃO é isenta de riscos.

Verdade.

Nenhuma cirurgia ou procedimento é isento de risco, por isso, devemos selecionar bem os pacientes submetidos a esse procedimento. Operar pacientes que não se encaixam no perfil da cirurgia aumenta os riscos. Por exemplo, operar uma paciente que está fora do peso ou com exames alterados. Essa paciente certamente está inflamada, o que pode gerar problemas. O ideal é prepararmos muito bem nossas pacientes, para que elas cheguem com a parte clínica muito bem condicionada. Aí, o risco da cirurgia se torna muito baixo.

 
6-A lipoaspiração é indicada para pessoas obesas. 

Mito.

Não devemos realizar a cirurgia em pacientes com excesso de peso. Ela deve primeiro emagrecer e depois realizar a cirurgia.


7-Drenagem linfática é fundamental após a lipoaspiração. 

Verdade.

Hoje não falamos mais somente em drenagem, mas sim numa reabilitação pós-operatória. O uso de novas tecnologias, principalmente para retração de pele, tornaram obrigatória a reabilitação pós-cirúrgica feita por uma fisioterapeuta especializada.

 
8-É possível fazer lipo em várias regiões do corpo ao mesmo tempo. 

Verdade.

Na minha concepção, temos que olhar o corpo em 360 graus. Não adianta aspirar somente uma área. Acaba ficando desarmônico. Por isso, é melhor você preparar melhor a paciente, e fazer a aspiração da gordura de uma maneira global.

 
9-A lipoaspiração pode ser combinada com outras cirurgias.

Verdade.

Desde que a paciente esteja bem-preparada, ela pode realizar, sim, outros procedimentos. É muito comum aproveitar e já mexer em outras áreas, como a mama, por exemplo. Dá para realizar, mas temos que ser bem criteriosos na indicação. Nem todas as pacientes estarão aptas para realizar um conjunto de operações. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

 
10-A Lipo HD melhora o contorno corporal mesmo em pacientes acima do peso. 

Verdade.

Apesar de não ser a melhor indicação, algumas pacientes com sobrepeso discreto, se beneficiam da cirurgia. Essa não é a melhor paciente para operarmos, visto que o resultado pode ficar abaixo do esperado. Por isso, bato muito na tecla do preparo pré-cirúrgico: comer bem e exercícios físicos.

 
11-Todos podem realizar a Lipoaspiração de Alta Definição.

Mito.

Só devemos indicar a lipoaspiração de alta definição naquelas pacientes que combinam com o procedimento. Não adianta fazer uma marcação mais definida numa paciente que não combina com aquilo. Por exemplo, operar uma paciente sedentária que não pratica esportes e dar um abdômen com definição para ela. Vai parecer estranho, não fica harmônico. O ideal é realizar esse procedimento nas pacientes que já têm esse hábito, mas que, por alguma razão, não têm um abdômen definido, por exemplo.


12-A Lipo LAD no abdômen pode ser associada à abdominoplastia. 

Verdade.

Hoje conseguimos realizar marcações mais suaves nas abdominoplastias. Antigamente, deixávamos o abdômen de uma maneira mais plana. Hoje, com os conceitos da lipoaspiração com definição, utilizamos esses conceitos também nas abdominoplastias, porém não podemos realizar marcações agressivas. Elas devem ser mais suaves, devido à vascularização da região.

13- Os primeiros 30 dias de recuperação são decisivos para o resultado final da Lipo HD.

Verdade.

O uso correto das malhas, o compromisso com reabilitação pós-operatória, alimentação e outros cuidados são fundamentais no processo. Hoje, temos protocolos específicos para essa cirurgia que ajudam numa melhor recuperação e resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *