Corte químico. Você sabe do que se trata? Esse termo foi bastante comentado há alguns meses, quando a cantora Luísa Sonza compartilhou nas redes sociais que vivenciou essa situação e, por isso, decidiu cortar os fios em camadas, dando a eles bastante movimento. Mas do que se trata? Após o processo, como recuperar os cabelos? A cabeleireira e especialista Pati Macedo revelou que trata-se da consequência de um processo químico altamente agressivo para o cabelo.

“O corte químico é uma queda rigorosa que acontece após um ou vários procedimentos capilares que danificam fortemente os fios. Eles quebram no momento da aplicação da química ou dias depois, vai depender da situação em que se encontram. Geralmente ocorre quando eles estão muito fragilizados devido às substâncias que vêm sendo usadas e que acabam deixando-os mais fracos, sem resistência, quebradiços e repleto de pontas duplas, triplas… A partir daí e sem os devidos cuidados, o corte químico fica a um passo de acontecer”, explica.

Apesar da situação tensa, a hairstyle garante que há recuperação, mas reforça que a rotina de cuidados precisa ser seguida de forma disciplinada por quem deseja superar esse processo: “O corte químico é coisa séria e sua recuperação não é rápida, então, nesse momento precisamos ter foco para resgatar e voltar a ter fios saudáveis”, diz.

Abaixo, veja, quatro dicas da hairstyle Pati Macedo

Faça uma pausa no uso das químicas

Importante dizer que o problema não são as químicas em si, mas sim o excesso delas. Todo e qualquer procedimento capilar precisa ser feito respeitando uma pausa entre eles. Esse período serve para que os fios se recuperem e estejam prontos para, quando necessário, passar por novos impactos de substâncias. 

Inicie um cronograma capilar

Todos os tipos de cabelo precisam de atenção, principalmente aqueles que passam por procedimentos químicos. Nesse caso, iniciar um cronograma capilar se torna ainda mais necessário, já que esta é uma agenda de cuidados que incluem hidratação, nutrição e reconstrução: tudo que seu cabelo precisa neste momento.

Evite novas agressões

Engana-se quem pensa que apenas alisamentos e colorações agridem os cabelos. Itens como secador, chapinha e babyliss são bastante agressivos e só devem ser usados aliado de um bom protetor térmico, mas alguns shampoos e condicionadores podem conter fórmulas mais potentes que, neste momento, é melhor evitar. Indico usar produtos mais naturais e suaves pois eles podem ser excelentes aliados.

Siga uma alimentação balanceada

O tratamento também precisa acontecer de dentro para fora e a melhor forma disso acontecer é se alimentando da maneira correta, de forma balanceada e beber água regularmente. Essa, na verdade, é uma dica para a vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *