Quem costuma se maquiar e levar seus produtos de beleza na bolsa, precisa ter atenção na organização, sendo importante ter uma necessaire higienizada e arrumada, onde é preciso separar os materiais limpos dos sujos. De acordo com Daniela Pontes, biomédica especialista em biossegurança, isso é fundamental para preservar os objetos e, mais do que isso, estar com suas coisas sempre limpas, evitando que a sujeira se torne um foco de infecção.

“Quando falamos nessa organização, estamos incluindo as maquiagens, é claro, mas principalmente pincéis e esponjas, pois eles podem ser foco de infecções quando não são higienizados corretamente”, comenta Daniela.

Pensando nisso, a especialista listou dicas para organizar sua necessaire, visando a higienização e preservação dos seus queridinhos da beleza.

Pincéis

“Após fazer o uso de um pincel limpo, você precisa passá-lo para uma embalagem plástica, que pode ser um ziploc, para separá-los de materiais sujos. É válido anotar no plástico a categoria dos itens (limpos ou sujos), para que você não se confunda”, comenta a especialista.

Uma semana de uso desses itens, é importante que os lave. A higienização pode ser feita com shampoo neutro – que não seja detergente. “É necessário tirar toda a sujeira, e secar bem antes de guardar, pois a umidade contamina e pode ocorrer a proliferação de fungos”, pontua.

Esponjas

Já em relação às esponjas de maquiagem, é importante que elas sejam armazenadas no estojo para esponjas, para que o material não seja contaminado na necessaire – além de ocorrer um imprevisto com a abertura de maquiagens (como sombras), sujando o item. “Recomendo que sombras e batons também sejam guardados separadamente em ziplocs”, explica.

Dessa forma, você higieniza sua necessaire, pois ela não vai ter contaminação, e organiza os produtos separando-os como limpos e sujos. Vale lembrar que é preciso lavar tanto a esponja quanto o porta esponja.

Maquiagens

A separação também é necessária quando falamos das maquiagens. “É importante deixar blush, base, sombra e rímel separados dos pincéis e esponjas, até porque pode vazar produto e comprometer a limpeza desses objetos”, explica Dani Pontes.

“É claro que é importante certificar-se de que suas maquiagens estão bem fechadas, tanto para não serem contaminadas com possíveis sujeiras da necessaire, quanto para evitar o desperdício”, pontua ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *